Mais

Entrevista a Nathan Tella: Xabi Alonso "vai ser ainda melhor no Real Madrid" do que no Leverkusen

Tella espera mais uma boa temporada no Bayer Leverkusen
Tella espera mais uma boa temporada no Bayer LeverkusenRalf Treese/Defodi Images / Zuma Press / Profimedia
O internacional nigeriano Nathan Tella, do Bayer Leverkusen, apoiou o antigo treinador Xabi Alonso para causar um impacto ainda maior no Real Madrid, após a passagem transformadora pelos farmacêuticos.

O espanhol de 43 anos regressou ao antigo clube, onde brilhou como jogador, para suceder ao lendário treinador Carlo Ancelotti num contrato de três anos até 30 de junho de 2028.

Durante a sua passagem pela Alemanha, Alonso conduziu o Die Werkself ao primeiro título de sempre na Bundesliga na época de 2023/24, completando uma campanha invicta na Bundesliga, com a conquista da Taça da Alemanha e da Supertaça, além de chegar à final da Liga Europa.

O jogador elogiou a influência do treinador espanhol dentro e fora de campo, dizendo que o ajudou a aprofundar o conhecimento do jogo e ofereceu uma nova perspetiva tática depois de chegar à Bundesliga vindo do Southampton.

"Obviamente, Alonso é um treinador brilhante, não é surpresa nenhuma. Mesmo na última temporada, antes de ir para o Real Madrid, teve o interesse de muitos dos grandes clubes do futebol mundial", disse Tella ao Flashscore.

As últimas temporadas de Nathan Tella
As últimas temporadas de Nathan TellaFlashscore

"Mas fazer parte da equipa (Leverkusen) e tê-lo como nosso treinador, conseguiu trazer-nos um lado diferente do jogo. Pudemos ver, especialmente eu, o jogo de um ponto de vista diferente e agora foi para o Real Madrid. Não devemos esquecer as coisas que ensinou, porque é um treinador de classe mundial. Ele foi, provavelmente, o melhor treinador (do mundo) nos últimos dois anos. Algumas coisas que me ensinou, não só em campo, mas também fora dele, são valiosas para toda a minha vida", apontou.

Questionado sobre se Alonso tem o que é preciso para seguir os passos de Ancelotti e de outros grandes treinadores tendo em conta a pressão que exige um clube como o Real Madrid, Tella foi inequívoco.

"Claro que sim. Mesmo quando conseguiu o cargo no Leverkusen, ninguém esperava que ele fizesse o que fezFoi capaz de o fazer, e chegou a um ponto em que nem sequer ficou surpreendido, porque sabe o quão bom é.  Conseguiu de uma forma muito humilde, mas sabia que o que estava a fazer estava a resultar e nós conseguimos continuar. Por isso, não diria que ele vai ter dificuldades no Real Madrid. Pelo contrário, acho que vai ser ainda melhor do que foi connosco", garantiu.

Alonso teve menos de duas semanas de trabalho no Real Madrid antes de levar a nova equipa aos Estados Unidos para competir ao recém-ampliado Mundial de Clubes. Los Blancos estiveram invictos até às meias-finais, vencendo quatro dos cinco jogos disputados, mas caíram de forma dececionante ao serem goleados por 4-0 pelo Paris Saint-Germain.

Confiante para a Liga dos Campeões

Depois de terminar em segundo lugar na Bundesliga 2024/25, o Bayer Leverkusen garantiu um lugar na Liga dos Campeões da próxima temporada.

O nigeriano está otimista quanto às perspetivas da equipa sob o comando de Erik ten Hag. Acredita que o plantel sabe o que é preciso para competir ao mais alto nível e está confiante de que pode fazer uma boa campanha na principal competição europeia de clubes.

"Sabemos o que é preciso para ficar entre os oito primeiros e evitar o play-offSabemos como temos de jogar e o nível de concentração e determinação que é necessário.  Para avançarmos, temos de manter a maturidade nas nossas exibições e adotar uma mentalidade matadora, sermos eficazes em frente à baliza e, ao mesmo tempo, impedir que os adversários marquem. Em última análise, trata-se de jogar com confiança e consistência para alcançar o sucesso", vincou.

O Leverkusen inicia a pré-temporada na sexta-feira com um jogo contra a equipa sub-20 do Flamengo no Estádio da Gávea, no Brasil.