Mais

Erro de Urbig custa pontos, mas Bayern mantém a calma

Jonas Urbig cometeu um erro em Köpenick
Jonas Urbig cometeu um erro em KöpenickTOBIAS SCHWARZ/AFP
O Bayern de Munique tropeçou no Union Berlin devido a um erro de Jonas Urbig. No entanto, ninguém está seriamente preocupado com o campeonato.

O azarado Jonas Urbig não teve de se preocupar com o apoio da sua equipa. "Perdemos juntos e ganhamos juntos - e, neste caso, empatamos juntos", sublinhou o diretor desportivo Max Eberl, depois de o erro do jovem guarda-redes ter custado pontos ao Bayern na luta pelo título.

Mais uma vez, o líder do campeonato cometeu um erro contra uma equipa inferior. No entanto, ninguém em Munique está ainda seriamente preocupado com o campeonato.

Classificações do FC Bayern
Classificações do FC BayernFlashscore

É claro que"não foi o melhor desempenho" no 1-1 com o Union Berlin, admitiu Joshua Kimmich no sábado à noite no estúdio da ZDF. Mas, e o nervosismo na reta final? "Acho que não vamos ficar nervosos", afirmou o jogador da seleção alemã.

Eberl mantém a calma

Apesar de o atual campeão alemão voltar a perder pontos contra clubes do terço inferior da tabela, apenas uma semana após a surpreendente derrota para o Bochum (2-3), que corre risco de despromoção, o Bayern está confortavelmente à frente do rival Bayer Leverkusen no topo da tabela.

No entanto, a equipa de Munique não encara a situação de ânimo leve."Em todo o lado se ouve dizer que o campeonato já está definido", diz Eberl:"Mas ainda temos de marcar os pontos para o decidir".

O fato de não ter sido suficiente para a vitória em Berlim também se deveu em grande parte a Urbig, que está atualmente a render o lesionado Manuel Neuer. Depois de Leroy Sané ter aberto o marcador no final da partida (75'), o guarda-redes da seleção sub-21 defendeu com uma mão um cruzamento de Josip Juranovic, que foi parar aos pés de Benedict Hollerbach, que rematou com precisão (83').

As palavras de encorajamento dos seus companheiros de equipa não tardaram a chegar. O jovem guarda-redes tinha "feito o seu trabalho muito bem até agora", disse Josip Stanisic:"Um erro não muda isso".Não é preciso enterrar a cabeça na areia".

No entanto, também é verdade que o Bayern não foi suficientemente convincente no ataque, apesar da sua esmagadora superioridade. O dia foi mau para Urbig, que em três jogos e meio entre as traves do Bayern já viveu de tudo, da euforia da Liga dos Campeões à deceção da Bundesliga.

Após a lesão de Neuer no jogo de ida da primeiria volta da Liga dos Campeões contra o Leverkusen, o guarda-redes foi lançado poucas semanas depois de ter sido transferido do Colónia, da segunda divisão alemã, e não sofreu nenhum golo nos dois duelos internacionais. Seguiu-se a amarga derrota no campeonato contra o Bochum e agora o empate, incluindo o seu próprio deslize no Union.

Urbig é "um jogador jovem", mas"não está preocupado", disse Eberl em relação à forma como o guarda-redes lidou com a situação. Eberl não quis nem mesmo fazer comparações com Neuer. Afinal, o antigo guarda-redes mundial "já tinha jogado mais milhões de bolas, já tinha tido mais milhões de situações" do que Urbig, mas este último iria aprender.

A próxima oportunidade - caso Neuer não esteja apto a tempo - será contra o St. Pauli, outra equipa do fundo da tabela.