Euro-2024: Fim de semana representa última oportunidade para os jogadores alemães

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Fim de semana representa última oportunidade para os jogadores alemães

O selecionador nacional Julian Nagelsmann.
O selecionador nacional Julian Nagelsmann.Profimedia
Julian Nagelsmann vai anunciar a sua convocatória provisória para o Campeonato da Europa a 16 de maio. No fim de semana, os candidatos mais hesitantes poderão fazer uma última audição.

Julian Nagelsmann está descontraído. O selecionador nacional está a poupar-se a uma agitada visita aos estádios no fim de semana. A maior parte dos convocados para o Europeu já está definida e Nagelsmann prefere analisar os casos mais delicados em particular.

No dia 16 de maio, o técnico de 36 anos dará as respostas para as perguntas mais interessantes para o público, no parceiro VW em Berlim. Será que Nagelsmann vai honrar o bom desempenho do Dortmund na Liga dos Campeões? Será que os astros do Bayern, Leon Goretzka e Serge Gnabry, que saiu lesionado contra o Real Madrid, farão parte da lista de convocados? E será que ele vai tirar uma surpresa da cartola para o torneio em casa?

Hummels com forte candidatura

O plantel do Dortmund, em particular, está a causar discussão. Será que Nagelsmann vai mesmo chamar apenas o atacante Niclas Füllkrug dos finalistas da Liga dos Campeões, como fez e março quando deu um prémio a quem estaba bem? Quase impensável para Mats Hummels.

O central ainda está na mira de uma indicação, mas também tem feito muita campanha para o seu companheiro Nico Schlotterbeck. "Se ele acabar por ir, ficarei quase tão feliz quanto se eu for. A Alemanha vai gostar dele por muitos anos", disse Hummels.

Mats Hummels (centro) está a viver a sua segunda primavera.
Mats Hummels (centro) está a viver a sua segunda primavera.Profimedia

Nagelsmann não se incomoda com as declarações. Depois das vitórias contra a vice-campeã mundial França (2-0) e a arquirrival Países Baixos (2-1), ele acredita que a Alemanha está no caminho certo para o esperado conto de fadas do verão 2.0. Ele fez suas convocatórias estritamente de acordo com o princípio do desempenho e chamou alguns jogadores do Estugarda.

Além disso, atribuiu a cada profissional uma função clara no plantel. É difícil imaginar que ele vá jogar tudo para o alto novamente. Mas será que ele vai mesmo deixar de lado Schlotterbeck ou Hummels e nomear Robin Koch, do Eintracht Frankfurt?

Especialistas defendem um equilíbrio 

O ex-capitão da seleção alemã, Michael Ballack, disse na MagentaTV que o técnico da seleção tem a "grande responsabilidade de encontrar os jogadores certos, nem sempre os melhores, que também sejam bons para os outros jogadores". Nagelsmann tem de"encontrar exatamente este grupo que se encaixa nestas quatro semanas".

O especialista da RTL Lothar Matthäus vê "uma decisão 50 por cento" com Goretzka e Gnabry e enfatizou:"Jogadores insatisfeitos perturbam a atmosfera, Julian Nagelsmann certamente evitará isso".

Lothar Matthäus quer um ambiente agradável na equipa da DFB.
Lothar Matthäus quer um ambiente agradável na equipa da DFB.AFP

Nagelsmann pode convocar um máximo de 26 jogadores para o torneio (14 de junho a 14 de julho). A 7 de junho, o selecionador deve comunicar a lista final à UEFA algumas horas após o ensaio geral do Campeonato da Europa contra a Grécia, em Mönchengladbach. Nos últimos tempos, Nagelsmann não tem utilizado todas as vagas. "Em geral, sou mais a favor dos 23, mas também posso entender todos os argumentos a favor dos 26", disse ele em abril.

Mas pelo menos 26 jogadores ainda podem viajar para o campo de treinamento em Weimarer Land (26 a 31 de maio). Nagelsmann deve ser capaz de reagir a ausências de curto prazo devido a lesões. Leroy Sané, por exemplo, está há semanas com problemas. É por isso que um ou dois deles estão a sentir a sua oportunidade. No fim de semana, Goretzka e companhia podem voltar a fazer propaganda de si próprios.

Afinal, a última impressão é a que fica. E Nagelsmann também vai estar a ver tudo pela televisão.