Uma bomba no meio da dupla perseguição: o treinador Alexander Straus vai, surpreendentemente, deixar a equipa de futebol feminino do Bayern no final da época. De acordo com o clube, o norueguês vai deixar a equipa a seu pedido, para procurar um novo desafio. O Bayern concordou com a rescisão antecipada do seu contrato, que vigora até 2026, mas resta saber quem irá treinar Giulia Gwinn e a sua equipa a partir do verão.
"O meu maior objetivo era deixar a equipa feminina do Bayern numa posição melhor no final do meu mandato. Penso que alcançámos este objetivo nos últimos três anos", afirmou Straus no comunicado de imprensa do Bayern.
O treinador diz que sempre deu o seu "melhor, mas isso trouxe desafios na esfera familiar".
Hiipótese de uma dobradinha nacional
O diretor desportivo Max Eberl sublinhou a "contribuição inestimável" do jovem de 49 anos para o desenvolvimento bem sucedido das mulheres do Bayern.
"Depois dos campeonatos alemães de 2023 e 2024, pode agora tornar-se o primeiro treinador feminino do Bayern a ganhar três campeonatos seguidos no final da época atual e assim fazer história. Ele vai despedir-se em Munique com o grande objetivo", afirmou.
Straus chegou em 2022 como uma folha em branco do clube norueguês SK Brann Bergen.
"Juntos, levámos o futebol feminino do Bayern para o próximo nível", explicou a diretora Bianca Rech.
A "história de sucesso única" conjunta deve agora terminar dentro de alguns dias, com a hipótese de conquistar a dobradinha.
Na Liga dos Campeões, no entanto, as mulheres de Munique foram mais uma vez eliminadas antes da fase decisiva, apesar das suas grandes ambições, com o Bayern a não conseguir chegar aos quartos de final contra o campeão Olympique Lyon.
Straus, que também venceu a Supertaça com o clube de Munique no ano passado, disse estar "muito grato" pela sua passagem pelo Bayern. Antes de se despedir, porém, o seu "foco total" está na fase final: na Bundesliga, o líder do campeonato pode concluir a sua bem sucedida defesa do título antes da próxima jornada, contra o Friburgo, a 27 de abril.
A final da Taça da Alemanha terá lugar imediatamente a seguir, em Colónia, a 1 de maio. No ano passado, a equipa de Straus foi derrotada na final pelo Wolfsburgo, que já tinha vencido a competição.