Mais

Feminino: Evolução da Bundesliga na "direção certa"

Laura Freigang, melhor marcadora do Frankfurt
Laura Freigang, melhor marcadora do FrankfurtČTK / imago sportfotodienst / Hendrik Hamelau
A tendência ascendente na Bundesliga feminina continuou na época passada. Na época de 2023/24, os clubes registaram, em conjunto, valores recorde de receitas totais e de número de espectadores. Isto foi anunciado pela Federação Alemã de Futebol (DFB) no seu relatório de temporada publicado esta sexta-feira.

O relatório mostra"que o desenvolvimento está a ir na direção certa", disse a vice-presidente da DFB, Sabine Mammitzsch. De acordo com a DFB, todos os clubes atingiram uma receita recorde de mais de 31 milhões de euros, com uma receita média por clube de 2,65 milhões de euros.

Os principais motores desse crescimento foram o aumento das receitas de publicidade e patrocínio, bem como as receitas adicionais da Liga dos Campeões.

Aumento do número de adeptos

Um total de 379.653 espectadores estiveram nos estádios nos 22 dias de jogos, superando em mais de 20.000 o recorde da época anterior (359.404).

Além do MagentaSport e do DAZN, que transmitiram todos os 132 jogos, o Sport1, a ARD com seus terceiros programas e a ZDF exibiram 31 partidas na TV aberta. Em média, cerca de 390.000 telespectadores assistiram a esses jogos, em comparação com 240.000 na temporada anterior.

O aumento do interesse dos telespectadores e o alcance cumulativo dos jogos transmitidos pela televisão gratuita mostraram "que a Bundesliga feminina e, por conseguinte, o futebol feminino, tem uma base de adeptos cada vez maior", explicou Mammitzsch.

No entanto, os clubes da Bundesliga registaram mais uma vez um resultado médio negativo para a época (cerca de 1,9 milhões de euros, no ano anterior cerca de 1,78 milhões). No entanto, segundo a DFB, trata-se de "uma expressão do empenhamento crescente e cada vez mais intenso dos clubes licenciados no futebol feminino" e "deve ser encarado como um investimento", refere o relatório.

Sabemos que "todos devem trabalhar em conjunto para aumentar o ritmo de profissionalização e crescimento, a fim de obter resultados positivos em todas as áreas", afirmou Mammitzsch.