Mais

Feminino: Lena Oberdorf volta a sofrer rotura dos ligamentos e enfrenta nova longa paragem

Lena Oberdorf voltou a sofrer um atraso devido a uma lesão.
Lena Oberdorf voltou a sofrer um atraso devido a uma lesão.Sports Press Photo / ddp USA / Profimedia

Os piores receios confirmaram-se: Lena Oberdorf rompeu pela segunda vez o ligamento cruzado do joelho direito e vai voltar a estar afastada dos relvados durante muito tempo.

A notícia foi confirmada pelo Bayern de Munique, na segunda-feira. A estrela do meio-campo sofreu a lesão no domingo, no jogo da liga contra o Colónia, precisamente na semana em que deveria celebrar o seu regresso à seleção alemã.

“Algumas coisas são maiores do que um resultado...”, escreveu Giulia Gwinn, companheira de equipa de Oberdorf no Bayern, numa mensagem de apoio publicada no Instagram. As imagens do jogo da Bundesliga contra o Colónia (5-1) já deixavam antever o pior. A média não parava de abanar a cabeça, e a psicóloga da equipa de Munique esteve ao seu lado para prestar apoio imediato.

Adriana Achcińska, jogadora do Colónia, acabou por atingir acidentalmente a perna direita de Oberdorf durante uma disputa de bola a meio-campo, aos 20 minutos. O contacto fez o joelho da internacional alemã dobrar-se de forma preocupante. Apoiada por colegas das duas equipas, a jogadora de 23 anos deixou o relvado a coxear e em lágrimas, sendo substituída de imediato.

Oberdorf já tinha sofrido uma rotura dos ligamentos cruzado e medial do joelho direito num jogo internacional frente à Áustria, a 16 de julho de 2024. A lesão obrigou-a a falhar os Jogos Olímpicos e o Campeonato da Europa, regressando apenas no final de agosto, após mais de um ano afastada dos relvados.

Preocupações com lesões no plantel da Alemanha

Com boas exibições e até três golos, Oberdorf chamou imediatamente a atenção de Horst Wück, que a convocou na semana passada. O selecionador germânico esperava que a média pudesse tornar-se “um fator importante a longo prazo”. No entanto, após o diagnóstico devastador, essa expectativa ficará adiada por tempo indeterminado.

De forma geral, o plantel orientado por Wück tem sido fortemente afetado por problemas graves nos joelhos. Antes de Oberdorf, a avançada Giovanna Hoffmann já tinha sido afastada devido a uma rotura do ligamento cruzado, e a guarda-redes Ann-Katrin Berger também sofreu uma lesão no joelho, embora não especificada.

No caso de Berger, as primeiras informações vindas do seu clube, nos Estados Unidos, indicam que “não se trata de uma rotura do ligamento cruzado e será apenas uma pausa temporária”, explicou o selecionador nacional.