Mais

Feminino: O prodígio Sehitler festeja os 18 anos com a Alemanha

Alara Sehitler é provavelmente o maior talento do futebol feminino alemão.
Alara Sehitler é provavelmente o maior talento do futebol feminino alemão.MARIJAN MURAT/dpa Picture-Alliance via AFP
Alara Sehitler recebeu o maior presente uma semana antes do seu 18.º aniversário. Quando o selecionador nacional lhe ligou para o telemóvel, a estrela do Bayern ficou muito entusiasmada. "Estava a tremer durante a conversa", revelou a recém-chegada sobre o telefonema com Christian Wück acerca da sua primeira convocatória para a seleção nacional de futebol.

E a emoção continuou. Na quarta-feira, Sehitler pôde festejar a sua maioridade com a Alemanha. De qualquer forma, ela está particularmente no centro das atenções durante o programa de rejuvenescimento, já que a jovem do elenco já é conhecida como "a joia do Bayern", "super talento" e "pé mágico".

Antes dos jogos internacionais na Suíça, na sexta-feira, e na segunda-feira, em Bochum, contra a Itália, Wück garantiu a chamada de Sehitler. Tal como Cora Zicai (19) do Friburgo, ela irá"provar o seu valor a nível internacional connosco pela primeira vez no plantel para o Campeonato da Europa na Suíça (2 a 27 de julho de 2025), afim de alargar o círculo de candidatas", disse o treinador nacional.

Nas suas 14 partidas pelo Bayern, Sehitler já "deixou sua marca", disse Wück. Por exemplo, com o seu notável golo no último minuto como suplente na vitória de Munique por 3-2 sobre o Bayer Leverkusen, quase exatamente um ano após a sua estreia na Bundesliga em outubro de 2023.

Antes da temporada passada, Sehitler chegou ao clube campeão de Munique vinda do FV Ravensburg, onde a canhota jogava com a equipa dos rapazes. A capacidade de afirmação da jogadora não foi afetada. "É preciso se adaptar ao ritmo acelerado do jogo e tomar decisões rápidas", diz Sehitler, que conquistou o título do Campeonato Europeu com a seleção alemã sub-17 em 2022 e recebeu a Medalha de Ouro Fritz Walter no ano seguinte.

A finura técnica aliada ao faro de golo - Sehitler pode ter um grande futuro pela frente, e o treinador do seu clube também está convencido disso. "Ela é um grande talento e nós acreditamos nela", diz Alexander Straus. O norueguês está, portanto, em estreito diálogo com Wück:"O que ele está fazendo é muito corajoso e é o caminho certo para a seleção alemã integrar a nova geração".

Para a médio, o momento agora é"um processo de aprendizagem muito bom" em seu desenvolvimento, mesmo que Straus peça proteção aos filhotes:"Não devemos esperar muito de Alara". Afinal, a jovem ainda não está a treinar com a equipa principal todos os dias em Munique. O motivo? Muito simples: até mesmo um jogador de alto nível ainda tem de ir à escola.