O Fortuna Düsseldorf, da 2.ª divisão alemã, decidiu não avançar com a contratação do avançado Shon Weissman, após uma onda de protestos dos seus adeptos nas redes sociais devido à posição pública do jogador sobre o conflito em Gaza, informou o Bild.
A notícia de que o internacional israelita, de 29 anos, estava prestes a assinar pelo clube, proveniente do Granada, gerou forte indignação entre os adeptos, que expressaram o seu desagrado de forma massiva.
Esta terça-feira, o Fortuna Düsseldorf comunicou oficialmente a decisão: “Analisámos a contratação de Shon Weissman, mas decidimos definitivamente não avançar.” O clube não especificou os motivos por trás desta decisão, mas segundo o Bild, tratou-se de uma resposta direta ao descontentamento dos adeptos.
Weissman, que já se encontrava em Düsseldorf e tinha sido submetido aos habituais exames médicos, viu o negócio colapsar devido a antigas publicações nas suas redes sociais. Após o ataque do Hamas a Israel, a 7 de outubro de 2023, Weissman partilhou mensagens de teor incendiário, apelando, entre outras coisas, para que Gaza fosse “apagada do mapa” ou bombardeada com “200 toneladas de explosivos”.
O avançado acabou por apagar as publicações, justificando-as como um erro cometido num momento de forte carga emocional.