O que resta do treinador mais bem-sucedido da história do clube é, pelo menos, o lugar de Xabi Alonso no centro juvenil Bunker. O espaço de concreto, que as crianças e os jovens do bairro de Wiesdorf desenharam com muito carinho, lembrará para sempre os triunfos do Werkself sob o comando do astro espanhol. Mas o que o futuro reserva ao Bayer Leverkusen após a anunciada saída de Alonso está completamente em aberto.
Perda de vários jogadores regulares
"Como clube, somos extremamente ambiciosos e, na próxima época, vamos ter um treinador de topo e formar uma equipa de topo", afirmou o diretor desportivo Simon Rolfes. A saída de Xabi Alonso no final da temporada não é nenhuma surpresa, já que o espanhol provavelmente assumirá o lugar de Carlo Ancelotti no Real Madrid, no seu país natal - mas mais estrelas podem deixar o clube com o arquiteto do sucesso.
O defesa Jonathan Tah anunciou a sua saída no verão. Florian Wirtz está a ser cortejado pelo Bayern de Munique, com o Bild a noticiar na sexta-feira que o internacional chegou a acordo com o campeão em título.
Rolfes explicou que não é certo que o jogador de 22 anos permaneça em Leverkusen, mas é apenas "uma opção": "Ele ainda tem dois anos de contrato, o que significa que não temos que forçar uma decisão nos próximos cinco dias".
A clareza, como a que Xabi Alonso agora deu, ajuda nestes dias. Afinal de contas, um futuro treinador quer saber se pode planear com Wirtz ou não, e a atratividade do trabalho depende em grande parte disso.
Os candidatos já estavam a ser considerados antes de Xabi Alonso anunciar a sua saída. Segundo a imprensa, Erik ten Hag, mais recentemente no Manchester United, e o espanhol Cesc Fàbregas, que está a trabalhar com sucesso em Itália no Como 1907, são os favoritos para lhe suceder. Alonso fará o seu último jogo em casa como treinador do Bayer no domingo (14:30) contra o Borussia Dortmund.
Nova era em Leverkusen
Dias intensos aguardam Rolfes. A equipa que destronou o Bayern no ano passado e que o incomodou durante muito tempo esta época já passou à história.
"O plantel vai receber uma lufada de ar fresco, queremos criar uma nova dinâmica. Muitos jogadores, muitos jogadores importantes vão ficar. E também vamos trazer bons jogadores", disse o diretor desportivo, que se entusiasmou com os "muitos grandes momentos com o campeonato e a vitória na Taça" e também com as "primeiras conversas e primeiras semanas" com Alonso.
Mesmo sem o espanhol, as coisas vão "naturalmente continuar". Rolfes prometeu "uma boa solução para o Bayer 04" e anunciou: "Estamos firmemente convencidos de que também daremos início a outra era de sucesso".
Se Wirtz vai moldar isso parece altamente questionável. O Bild noticiou que o internacional preferia mudar-se para Munique este verão. Outros jogadores importantes, como o médio Jeremie Frimpong, estão a enfrentar decisões inéditas. O Liverpool está aparentemente interessado em atrair o neerlandês para Inglaterra, o avançado Patrik Schick e o médio Granit Xhaka também podem sair, enquanto Alejandro Grimaldo tem repetidamente sublinhado que sonha com um regresso a Espanha.
"Não acho que seja ruim que haja mudanças", disse Rolfes - o fator decisivo é como reagir a elas.