Para Magath, o raciocínio do conselho consultivo é "uma anedota", disse recentemente o herói da Taça dos Campeões Europeus de 1983 na NDR:"Trata-se de uma decisão política. O conselho consultivo não deve fazer a escolha para os membros. Só deve avaliar os candidatos".
O jogador de 71 anos falhou o conselho consultivo porque procurava sobretudo influenciar o sector do futebol profissional externalizado e tinha menos interesse no desenvolvimento.
Em vez de Magath, candidatam-se à eleição o presidente honorário do conselho, Kai Esselsgroth, o empresário Frank Ockens e Henrik Köncke - antigo vocalista do grupo ultra Poptown. A campeã olímpica de voleibol de praia Laura Ludwig candidata-se ao cargo de vice-presidente.
O antigo internacional Jansen foi presidente do clube recém-promovido pela Bundesliga durante seis anos e, em março, anunciou que não se candidataria à reeleição. Jansen recorda com muita gratidão e emoção o tempo que passou no HSV. Há mais de dois anos que não é presidente do Conselho de Supervisão do HSV Fußball AG e já não é membro do órgão de supervisão.