Poucos dias antes da oficialização do título, o presidente honorário do clube de Munique, Uli Hoeness, prestou uma homenagem brilhante ao avançado na televisão Sky: "Não há ninguém que mereça mais do que ele. Ele luta, trabalha, marca um número incrível de golos, mas também trabalha para toda a equipa".
Poucos minutos depois do empate do Leverkusen com o Friburgo (2-2), a que assistiu num restaurante de Munique com alguns dos seus companheiros de equipa, o próprio jogador cantou "We are the champions", dos Queen, num vídeo publicado na sua conta do Instagram. Pouco antes, ele havia postado uma história com um troféu dourado sobre um fundo preto.
Contratado por 100 milhões de euros, uma soma recorde para a Bundesliga, a antiga figura do Tottenham é um dos avançados mais brilhantes da sua geração, capitão e melhor marcador da seleção inglesa (71), melhor marcador do Campeonato do Mundo de 2018 (6), da Liga dos Campeões de 2024 (8), do campeonato inglês de 2016 (25), de 2017 (29), de 2021 (23), do campeonato alemão de 2024 (36) e da Chuteira de Ouro Europeia (2024).
Até 2027 no Bayern
E ainda... Depois de completar 30 anos, no verão de 2023, ainda não tinha conquistado um único título de equipa, uma anomalia que agora foi corrigida. "Muita gente só fala do facto de eu não ter ganho um único título na minha carreira. Seria bom poder silenciá-los", disse ele no início de fevereiro, após a vitória do Bayern por 4 a 3 sobre o Kiel.
Antes do título, Harry Kane tinha jogado e perdido seis finais, incluindo duas com a Inglaterra no Euro - em 2020 contra a Itália e em 2024 contra a Espanha - e uma final com o Tottenham na Liga dos Campeões - contra o Liverpool em 2019. Também terminou em segundo lugar na Premier League inglesa com o Spurs em 2017. Para experimentar finalmente a alegria de levantar um troféu depois de ter passado a sua carreira em Inglaterra, assinou um contrato no verão de 2023 com o Bayern, o gigante do futebol alemão, que ganhou pelo menos um título por ano desde 2012.
No dia seguinte à sua assinatura, a 12 de agosto, o Bayern conseguiu, in extremis, inscrevê-lo para a Supertaça da Alemanha, na esperança de quebrar rapidamente o feitiço. Ele jogou por meia hora, mas o Bayern foi derrotado por 3-0 pelo RB Leipzig na Allianz Arena.
Continuação da série
A sua primeira temporada em Munique foi um espelho da sua carreira até agora. Com 36 golos na Bundesliga, há muito que está prestes a bater o recorde de Robert Lewandowski (41), e poderia muito bem ter ganho a Bota de Ouro Europeia. Mas ainda não conquistou um título coletivo, graças a uma época quase perfeita do Leverkusen na Bundesliga, enquanto a sua aventura na Liga dos Campeões chegou ao fim na meia-final contra o Real Madrid.
Recrutado para substituir Lewandowski, que partiu para o Barcelona em julho de 2022, o perfil de Kane como avançado é muito diferente do do internacional polaco, uma vez que está muito mais envolvido na construção do jogo. Com contrato com o Bayern por mais duas épocas, Kane terá a oportunidade de aumentar a sua coleção de troféus nas próximas semanas, com o Mundial de Clubes nos EUA (14 de junho-13 de julho) e a Supertaça Franz Beckenbauer (16 de agosto) no horizonte. Em seguida, o novo sonho europeu será a Liga dos Campeões.
Ao nível da seleção nacional, o alemão Thomas Tuchel, com quem trabalhou no Bayern entre o final de março de 2023 e meados de maio de 2024, foi nomeado treinador dos Three Lions e confirmou-o como capitão sem hesitação. A curto prazo, Kane está inevitavelmente de olhos postos no Campeonato do Mundo de 2026 na América do Norte e, a médio prazo, no Euro-2028 em casa, em Inglaterra, altura em que quase apagará as suas 35 velas.
