Mais

Hoeness comenta saída de Müller e fala sobre a possibilidade Wirtz: "É preciso esperar"

Müller vai deixar o Bayern no verão.
Müller vai deixar o Bayern no verão.Peter Schatz / Alamy / Profimedia

O presidente honorário do Bayern Munique, Uli Hoeness, de 73 anos, admitiu que teria preferido que Thomas Müller tivesse tomado, por iniciativa própria, a decisão de deixar o clube. Em vez disso, os bávaros anunciaram no início de abril que não iriam renovar o contrato do veterano de 35 anos no final da presente época.

Müller veste a camisola dos bávaros há 25 anos. Nas últimas semanas, a direção do Bayern concentrou-se em vários novos contratos, como os de Manuel Neuer, Jamal Musiala, Alphonso Davies e Joshua Kimmich, mas Müller já não faz parte dos seus planos.

"Teria sido melhor se tivesse sido ele a tomar a decisão e não o Bayern. Já vi muitos grandes jogadores terminarem as suas carreiras - Günter Netzer, Wolfgang Overath, Franz Beckenbauer e Gerd Müller. Todos eles acabaram por cair porque não queriam admitir que já não eram tão bons como queriam ser", afirmou Hoeness no programa de televisão alemão Blickpunkt Sport.

Na atual temporada, Müller tem feito apenas algumas aparições ocasionais, principalmente como substituto de Harry Kane ou Musiala. "Não é suficiente jogar quatro ou cinco jogos por ano durante 15 minutos. Um contrato com o Bayern dura 365 dias. Foi uma decisão conjunta de todo o clube. Não houve uma única pessoa no comité que discordasse da decisão", continuou Hoeness.

O campeão do mundo de 1974 insistiu que o jogador de 35 anos se encaixaria perfeitamente em outra função no clube nos próximos anos. "Nunca escondi que Thomas Müller é um daqueles jogadores que precisamos claramente anexar ao clube."

Müller está em Munique desde 2000, tendo ingressado na academia local aos 10 anos de idade. Fez a sua estreia na equipa A em 2008. O jogador foi fiel ao Bayern durante toda a sua carreira profissional, na qual disputou mais de 700 jogos de competição. Disputou 497 jogos na Bundesliga e marcou 150 golos. Conquistou doze títulos de campeão com o Bayern e também venceu a prestigiada Liga dos Campeões com o clube em 2013 e 2020.

Wirtz para Munique?

O Bayern gostaria de trazer Florian Wirtz do Bayer Leverkusen no verão e, de acordo com Hoeness, o clube precisa de poupar dinheiro. "Quando eu disse que a nossa conta não era tão grande como era, alguns meios de comunicação social escreveram que estávamos falidos. O Bayern é absolutamente sólido em termos financeiros, mas já não é como antes, quando tínhamos 100 a 150 milhões em depósitos a prazo. Isso não significa que o Bayern não seja um clube saudável e é claro que poderia fazer uma transferência dessas se quisesse", acrescentou.

Wirtz, de 21 anos, tem contrato com os farmacêuticos até 2027 e a sua compra poderá custar aos bávaros mais de 150 milhões de euros. "Isto não é sério. É preciso esperar até que ele decida se quer ou não deixar o clube. Nessa altura, estou pronto para fazer uma declaração. Neste momento, o Bayer Leverkusen tem toda a situação nas suas mãos", concluiu Hoeness, de acordo com a DPA.

Os números de Wirtz
Os números de WirtzFlashscore