Mais

Jan-Niklas Beste com um regresso "especial" à Bundesliga

Jan-Niklas Beste deixou o Benfica para assinar pelo Friburgo
Jan-Niklas Beste deixou o Benfica para assinar pelo FriburgoSports Press Photo, SPP Sport Press Photo. / Alamy / Profimedia
Jan-Niklas Beste está de volta à Bundesliga. No seu primeiro jogo pelo Friburgo, o ala esquerdo vai defrontar o antigo clube

Nem mesmo a barba ruiva consegue esconder o sorriso."Sim, será especial", disse Jan-Niklas Beste, olhando para o adversário que espera o o reforço do Friburgo no regresso à Bundesliga:"É uma coincidência. Estou ansioso por isso".

Este adversário aleatório que Beste espera é o Heidenheim. O antigo clube vai a Breisgau no sábado para dar as boas-vindas ao seu filho pródigo de volta à Alemanha."É claro que tenho acompanhado o Heidenheim", disse Beste à SWR:"Ainda tenho muitos contactos lá".

Siga o Friburgo - Heidenheim no Flashscore

Beste esteve fora da Alemanha durante seis meses. O Benfica pagou oito milhões de euros ao Heidenheimpara assegurar os serviços do extremo. Oito golos e 13 assistências na época anterior tinham despertado o desejo de Beste. Em março, foi nomeado para a seleção nacional, apesar de não se ter estreado com a camisola da Alemanha devido a uma lesão.

Beste foi apresentado aos adeptos do Benfica num vídeo bizarro como um "mágico do meio-campo" com uma barba desgrenhada. No entanto, Beste não estava realmente feliz em Lisboa - apesar de um contrato lucrativo até 2029.

O treinador alemão Roger Schmidt, que foi o fator decisivo na mudança de Beste da tranquila região de Ostalb para a capital portuguesa, foi demitido em agosto. Sem o seu mais importante mentor, Beste fez 22 jogos no campeonato, na Liga dos Campeões e na Taça das Taças, o que o deixou num papel de "wild card".

"Foi uma experiência muito valiosa. Amadureci como pessoa", disse Beste, fazendo uma retrospetiva dos últimos meses: "Às vezes acontecem coisas que não podemos prever. É assim que as coisas são. Mas, definitivamente, não olho para trás de forma negativa para este período".

O Friburgo quer olhar para o futuro com a sua nova contratação. Afinal de contas, o investimento de oito milhões de euros na segunda transferência mais cara da história do clube deve valer a pena."As hipóteses surgem e não deve hesitar em realizá-las", disse o diretor desportivo Klemens Hartenbach:"Agora precisamos integrá-lo aos nossos processos".

Afinal, o investimento de oito milhões de euros para a segunda transferência mais cara da história do clube deve valer a pena. "Estamos convencidos de que ele pode ajudar o nosso jogo. Ele pode jogar em várias posições na área de ataque e tem um ótimo pé esquerdo", explicou o técnico Julian Schuster. Além disso, a sua força e valores padrão"encaixam muito bem na nossa estrutura".

Beste está a treinar com os novos colegas desde domingo e parece possível uma breve aparição contra o Heidenheim. "A forma como ele se apresentou nas poucas sessões, ele pode ser uma opção", disse Schuster. O próprio Beste quer primeiro "chegar" e "encontrar o seu pé": "Depois, é claro, trata-se de ajudar a equipa em campo".

Os números de Beste
Os números de BesteFlashscore