Mais

Lars Ricken, diretor do Dortmund, obrigado a ser criativo no mercado

Lars Ricken salientou a concorrência que o seu BVB enfrenta dos clubes investidores.
Lars Ricken salientou a concorrência que o seu BVB enfrenta dos clubes investidores.ČTK / imago sportfotodienst / Dennis Ewert/RHR-FOTO

Lars Ricken considera que o mercado de transferências no futebol está complicado, mesmo no setor dos talentos. "Vemos as coisas assim, sobretudo com os jogadores mais jovens", afirma o diretor desportivo do Borussia Dortmund, que já foi uma estrela em tenra idade: "Pedem-se somas elevadas, oferecem-se salários enormes, porque as pessoas sabem o potencial que estes talentos têm".

No entanto, "os riscos são ignorados, porque as carreiras não podem ser planeadas na prancheta", sublinha Ricken. "Este aumento não facilita o nosso trabalho, mas não temos de nos queixar. É o espírito da época. Cada vez mais clubes estão a ser financiados por empresas comerciais ou Estados, pelo que os preços estão a subir cada vez mais".

Isto faz com que seja ainda mais importante para o BVB "utilizar o dinheiro angariado de uma forma economicamente sensata e criativa". Ao mesmo tempo, o foco continuará a ser os jogadores talentosos, mesmo que não cheguem à equipa principal a longo prazo.

"Criar valores e chamá-los ao mercado de tempos a tempos - como clube de uma cidade de 600.000 habitantes no concerto de metrópoles controladas por bilionários, mecenas e Estados, essa é a nossa alavanca para conseguirmos manter-nos. Essa é a verdade, é irreversível", desabafou.