Mais

Liga dos Campeões: Rara euforia do Borussia Dortmund antes do Barcelona

Serhou Guirassy é uma das estrelas do Borussia Dortmund
Serhou Guirassy é uma das estrelas do Borussia DortmundHarry Langer/DeFodi Images/Shutt / Shutterstock Editorial / Profimedia
Desta vez é a valer. O momento vivido em Lille deverá finalmente inspirar o Borussia Dortmund a recuperar o atraso na Bundesliga.

Niko Kovac e Hansi Flick combinaram o seu reencontro há semanas. O treinador do Borussia Dortmund felicitou calorosamente o seu antigo treinador adjunto pelo seu 60.º aniversário, como relatou em voz rouca em Lille, e os antigos companheiros concluíram que tal duelo seria realmente muito agradável. Agora, a dupla de ex-treinadores do Bayern de Munique luta entre si por uma vaga nas meias-finais da Liga dos Campeões.

Siga o Barcelona - Borussia Dortmund no Flashscore

O Borussia Dortmund está ansioso por estes festivais de futebol contra o Barcelona em semanas sombrias.

"Estou muito orgulhoso. E tenho sido maltratado durante dias - gritar para 40.000 pessoas não me ajudou", disse Kovac com um sorriso.

No voo noturno de regresso a Paderborn, a equipa foi acompanhada por um passageiro raro: a autoconfiança.

"Estamos de volta entre os oito melhores da Europa", disse o diretor desportivo Sebastian Kehl com satisfação após a vitória por 2-1 na segunda mão dos oitavos de final, contra o Lille.

Kovac vê mesmo os seus inconstantes profissionais como "nascidos para jogos como este" - e talvez seja precisamente esse o problema. Quando os holofotes brilham no grande palco, esta equipa consegue superar-se a si própria - por vezes, mas não sempre. Se, por outro lado, o seco Augsburgo se apresenta no quotidiano da liga, não tem qualquer hipótese. Assim, o Borussia Dortmund é uma das oito melhores equipas da Europa, mas apenas uma das dez melhores da Alemanha. Porquê?

"Há coisas assim", diz Karim Adeyemi com um abanar de cabeça. "É difícil." A sua má colocação de bola no meio-campo levou a um golo sofrido aos 5 minutos, o que pareceu a época inteira da praga do Borussia Dortmund em poucos segundos: Falhas, azares e contratempos. Os cantos do cisne já estavam escritos - mas o Dortmund acabou por vencer a resistência e deu a volta ao jogo de forma convincente.

Por outro lado, teve de ultrapassar o Sporting e o Lille para chegar aos quartos de final. O Real Madrid, por exemplo, teve de ultrapassar o Manchester City e o Atlético de Madrid. O Borussia Dortmund está "a atravessar uma fase extremamente difícil, apesar de ontem ter sido mais uma vez canonizado por alguns", observou o selecionador alemão Julian Nagelsmann.

"Humor exuberante" não é um estado permanente

No Borussia Dortmund, a impressão de uma inexplicável dupla face permanece.

"Também não estamos satisfeitos em obter resultados como este e depois jogar no topo da Liga dos Campeões", disse Adeyemi. "Às vezes, na vida, simplesmente não está destinado a ser."

Kovac não o deixará escapar com uma explicação tão frouxa. O Borussia Dortmund sublinhou que está apto para a Liga dos Campeões - agora é a sua única hipótese de sair da montanha-russa e começar uma série na Bundesliga. Leipzig, Mainz e Friburgo: três rivais diretos estão no caminho do Borussia Dortmund, que está a sete pontos dos jogos com o Barcelona em abril, com o Bayern Munique no horizonte entre as noites de verão. Semanas difíceis como última oportunidade.

Por isso, Kovac só permitiu aos seus jogadores "o clima exuberante" por um curto período de tempo. Com os wraps de tomate e frango na mão, seguiram diretamente para o aeroporto, "depois temos de nos concentrar", exigiu o treinador.

Afinal de contas, Kovac conhece a sua equipa; teve um curso intensivo do Borussia Dortmund em seis semanas. Para o Lille, ele acordou os jogadores com uma tempestade. Ainda é tudo uma questão de atitude: "Eles investiram muito e despedaçaram", disse Kehl. "Eles têm que fazer o mesmo no sábado."

Depois, haverá outro reencontro: O técnico do RB Leipzig, Marco Rose, já não foi bom o suficiente para o Borussia Dortmund em circunstâncias que ele gostaria muito de ter hoje.