Mais do que orgulho em jogo no confronto entre Bayern e Dortmund

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais do que orgulho em jogo no confronto entre Bayern e Dortmund
Harry Kane, avançado do Bayern de Munique, tem 31 golos em 26 jogos da liga
Harry Kane, avançado do Bayern de Munique, tem 31 golos em 26 jogos da ligaAFP
O Bayern Munique e o Borussia Dortmund, que estão na sombra do invicto Bayer Leverkusen de Xabi Alonso, ainda têm muito a disputar na Bundesliga.

Com dez pontos de vantagem a oito jornadas do fim do campeonato, o Leverkusen está no caminho certo para conquistar o primeiro título da Bundesliga.

O segundo classificado, Bayern Munique, pode estar a 13 pontos no início do jogo, caso o Leverkusen vença em casa o Hoffenheim no sábado.

Um título do Leverkusen marcaria a primeira vez desde 2009, e apenas a quinta vez nas últimas três décadas, que nem o Bayern nem o Dortmund terminaram no topo da tabela.

O jogo de sábado entre as duas potências tradicionais é crucial para ambas as equipas.

O Bayern corre o risco de perder em casa para o seu maior rival desde 2014.

O Bayern também quer manter o ritmo antes de visitar o Arsenal nos quartos de final da Liga dos Campeões, no início de abril, a última peça de prata que o clube sedento por troféus pode esperar nesta temporada.

Enquanto o orgulho pode estar em jogo para o Bayern, o quarto classificado, Borussia Dortmund, corre o risco de ficar de fora da Liga dos Campeões na próxima temporada, com o RB Leipzig um ponto atrás.

Para um clube que depende muito das receitas da Liga dos Campeões, ficar de fora do grupo dos quatro primeiros classificados pode ter grandes consequências para o Dortmund.

A classificação da Bundesliga
A classificação da BundesligaFlashscore

O ex-capitão do Bayern, Philipp Lahm, disse que o fogo de artifício estava garantido no sábado.

"A rivalidade entre o Dortmund e o Bayern está a crescer. É a Bundesliga, é o jogo da jornada no sábado", disse Lahm à AFP.

"Está muita coisa em jogo, especialmente para o Dortmund, porque a Liga dos Campeões é o objetivo mínimo que eles querem alcançar", acrescentou.

Lahm saudou o desafio do Leverkusen, dizendo que "é muito, muito importante que a Bundesliga seja emocionante novamente e que alguém possa empurrar ou até mesmo assumir o Bayern".

Numa carreira brilhante de 659 jogos, Lahm enfrentou o Dortmund mais vezes do que qualquer outro adversário. Foi o capitão do Bayern na vitória por 2-1 sobre o rival na final da Liga dos Campeões de 2013.

Desde esse jogo, o Bayern venceu 23 dos 32 jogos entre os dois clubes.

Lothar Matthaus, o ídolo do Bayern, disse à AFP que apoiava a sua antiga equipa para continuar o seu recente domínio.

"A corrida pelo título acabou para o Bayern de Munique. Este jogo é mais importante para o Borussia Dortmund, mas o DNA do Bayern é ganhar todos os jogos - e eles vão fazer isso de novo", afirmou.

Jogador a ser observado: Harry Kane (Bayern de Munique)

Depois de se livrar de uma lesão no tornozelo, que o impediu de participar dos particulares de Inglaterra, Harry Kane está em forma e pronto para enfrentar o Dortmund.

Na sua primeira participação no "Klassiker", em novembro, Kane marcou três golos e derrotou a equipa da casa.

Kane tem 31 golos em 26 jogos do campeonato esta época.

O treinador do Dortmund, Edin Terzic, elogiou o avançado na quinta-feira.

"Harry Kane tem um registo extraordinário na sua primeira época no Bayern. Ele é extremamente importante para eles no ataque, como vimos em primeira mão. Já marcou tantos golos como os nossos três melhores marcadores juntos", lembrou.

Principais estatísticas

70 - O Bayer Leverkusen tem 70 pontos a oito jornadas do fim do campeonato. No ano passado, Bayern e Dortmund terminaram com 71 após 34 jogos, com os bávaros a conquistarem o título pelo saldo de golos.

56 - O terceiro classificado, Estugarda, tem 56 pontos após 26 jogos. Em 2006/2007, o Estugarda conquistou o título com 70 pontos após 34 jogos.

13 - O Darmstadt tem apenas 13 pontos nesta temporada, apenas três a mais do que a pior marca de todos os tempos, estabelecida em 1965/66 pelo Tasmania Berlin.

Siga a Bundesliga com o Flashscore