Mais

Markus Krosche: O mago do Eintracht Frankfurt que o Bayern procura

Markus Krosche é o diretor desportivo do Eintracht Frankfurt
Markus Krosche é o diretor desportivo do Eintracht FrankfurtČTK / imago sportfotodienst / Heiko Blatterspiel

Markus Krosche, diretor desportivo do Eintracht Frankfurt, esteve no centro de algumas das mais impressionantes transferências dos últimos anos e especula-se agora que o seu notável sucesso lhe poderá valer o lugar de Max Eberl no Bayern de Munique.

A maioria dos clubes europeus segue uma estratégia comum, na qual tentam encontrar e comprar jovens talentos numa idade precoce, a fim de os transformar em ativos valiosos, e depois vendê-los por lucros significativos, a fim de se manterem competitivos e, ao mesmo tempo, gerarem receitas para o clube. No entanto, o que separa os clubes é a forma como executam esse plano.

Se analisarmos os lucros das transferências na última década, nenhum clube parece ter aplicado essa estratégia de forma mais eficaz do que o Eintracht Frankfurt. Nos últimos seis anos, o clube concluiu transferências como as de Randall Kolo Muani, Omar Marmoush e Hugo Ekitike, que lhe renderam nada menos que 363 milhões de euros, tornando-o um dos maiores desafiadores do domínio do Bayern de Munique na Bundesliga alemã.

No centro desta evolução está Markus Krosche, diretor desportivo do Frankfurt, que chegou ao clube há quatro anos, vindo do RB Leipzig.

Sob a sua liderança, o clube venceu a Liga Europa da UEFA em 2022, avançou para os oitavos de final da Liga dos Campeões e chegou à final da Taça da Alemanha em 2023, e garantiu o terceiro lugar na Bundesliga na época passada, conquistando o regresso à principal competição europeia.

Fora do campo, Krosche foi elogiado pelo seu recrutamento estratégico de jogadores. O enfoque na prospeção de dados, combinado com a vontade de permitir que os jogadores sigam em frente quando parecem estar prontos para dar o próximo passo na sua carreira, criou uma sucessão de jogadores talentosos que vêem o Frankfurt como um trampolim para clubes maiores.

Já antes da sua chegada, o antigo avançado internacional alemão Fredi Bobic tinha dado os primeiros passos no sentido de lançar a lucrativa filosofia de transferências do Eintracht Frankfurt, com resultados muito promissores, mas Krosche levou essa evolução mais longe.

A lista dos negócios mais lucrativos do Frankfurt nos últimos oito anos:

Hugo Ekitike, contratado ao PSG (em abril de 2024) por 16,5 milhões de euros, foi vendido ao Liverpool por 95 milhões de euros (julho de 2025)

Omar Marmoush, contratado ao Wolfsburgo (em maio de 2023) a custo zero, foi vendido ao Manchester City por 75 milhões de euros (janeiro de 2025)

Randal Kolo Muani, contratado ao Nantes (março de 2022) a custo zero, foi vendido ao PSG por 85 milhões de euros (janeiro de 2023)

Willian Pacho, contratado ao Royal Antwerp (janeiro de 2023) por 13,5 milhões de euros, foi vendido ao PSG por 40 milhões de euros (agosto de 2024)

Jesper Lindstrom, contratado ao Brondby (julho de 2021) por 7 milhões de euros, foi vendido ao Nápoles por 30 milhões de euros (agosto de 2023)

Sebastian Haller, contratado ao Utrecht (janeiro de 2017) por 12 milhões de euros, foi vendido ao West Ham por 50 milhões de euros (julho de 2019)

Luca Jovic, contratado ao Benfica (abril de 2019) por 22,5 milhões de euros, foi vendido ao Real Madrid por 60 milhões de euros (junho de 2019)

Jonathan Burkhardt pode ser o próximo golpe de Krosche
Jonathan Burkhardt pode ser o próximo golpe de KroscheČTK / imago sportfotodienst / Marc Schueler

Krosche, que fundou uma empresa de aluguer de automóveis para desenvolver a sua perspicácia empresarial após a sua carreira ativa, na sua primeira época com o Frankfurt ganhou a Liga Europa com Oliver Glasner como treinador, mas havia um problema no horizonte com um plantel que estava entre os mais velhos da Bundesliga.

Hoje, o Frankfurt tem o plantel mais jovem do campeonato, graças à estratégia bem desenvolvida de Krosche de descobrir talentos desde cedo. Num plantel repleto de jovens promessas, Hugo Larsson, de 20 anos (vindo do Malmö), Fares Chaibi, de 21 anos (vindo do Toulouse) e Jonathan Burkhardt, de 25 anos (vindo do Mainz), podem ser os próximos a serem negociados com os maiores clubes da Europa.

Krosche já explicou à Sky Sports que parte da magia de identificar os jogadores certos através de dados de olheiros é trabalhar com um ano de antecedência: "Temos de chegar cedo ao mercado.

"Temos de ser melhores do que os outros porque não nos podemos dar ao luxo de cometer erros. Temos de ser mais rápidos e mais eficientes. Assim, em outubro, teremos uma ideia clara de quem queremos contratar no próximo verão. Esta é uma grande vantagem, porque os outros clubes não estão no mercado nessa altura."

Lothar Matthaus, lenda do futebol alemão, que hoje trabalha como especialista de TV para a Sky Sports Alemanha, elogia as negociações de Krosche no mercado de transferências.

"Markus Krosche é o rei das transferências", diz: "E mesmo que a venda de Ekitike os enfraqueça no início, estou impressionado com a calma com que os envolvidos em torno de Krosche trabalham. Eles sabem exatamente o que estão fazendo. Pelo que o conheço, ele já agiu com clarividência com Jonathan BurkardtApesar das muitas saídas e das avultadas somas de transferências, algumas das quais são reinvestidas, o Frankfurt consegue sempre um bom lucro. Estes são objectivos e sonhos que muitos clubes da Bundesliga não conseguem alcançar. Sucesso, lucros nas transferências e espectadores felizes: o que mais se pode querer?"

Enquanto Krosche faz a sua magia no Frankfurt, o mesmo não se pode dizer do seu colega no Bayern de Munique, Max Eberl. Na Alemanha, há um ditado que diz que "o que o Bayern quer, o Bayern consegue", mas a julgar pela falta de sucesso de Eberl no mercado de transferências, esse ditado atualmente soa muito mal.

Max Eberl está sob forte vigilância no Bayern de Munique
Max Eberl está sob forte vigilância no Bayern de MuniqueČTK / DPA / Sven Hoppe

O Bayern conseguiu levar o internacional alemão Jonathan Tah para a Sabener Strasse, mas, durante o verão, perdeu nomes como Florian Wirtz (Liverpool), Nico Williams (Athletic Club) e o atacante Nick Woltemade, do Estugarda, o que fez com que a janela de transferências fosse uma das mais decepcionantes das últimas décadas para o campeão alemão.

A imprensa alemã especula agora se Krosche poderá substituir Eberl, que está a ser alvo de críticas de todos os lados na Alemanha, sobretudo de Matthaus.

"O dinheiro que gastaram na prorrogação dos contratos de Alphonso Davies, Jamal Musiala e Joshua Kimmich, além da forma como Eberl lidou com as discussões em torno de Florian Wirtz e Thomas Müller. Estes erros tornaram-se comuns nos últimos anos e não são bons para uma energia saudável dentro do clube e também para a imagem externa, que se tornou instável nos últimos anos", argumenta.

A questão agora é saber se o Bayern, depois de uma janela de transferências caótica, vai dar a Krosche uma chance de estabilizar o barco em Munique.