Mais

"O futebol é só uma questão de comércio", diz o lendário Jupp Heynckes

Heynckes conquistou o triplete com o Bayern em 2013
Heynckes conquistou o triplete com o Bayern em 2013ČTK / DPA / Frank Hoermann/SVEN SIMON
Sete anos após a sua saída dos grandes palcos, Jupp Heynckes só vê futebol de vez em quando. "Vejo os grandes jogos, mas às vezes prefiro ir ao ginásio em vez de ligar a Bundesliga", disse o antigo treinador do Benfica à Kicker. Heynckes completa 80 anos na sexta-feira.

O alemão está particularmente irritado com o "excesso" de jogos.

"O consumidor está a ser inundado. Mas é assim que funciona o negócio: os jogadores ganham somas exorbitantes, os clubes têm de gerar o dinheiro. O futebol é apenas comércio. A televisão dita os horários desagradáveis dos jogos", afirmou Heynckes.

O antigo treinador terminou a sua longa e bem-sucedida carreira em 2018, depois de ter conquistado o título com o Bayern de Munique e há muito que tinha superado a sua reforma.

"Já o tinha feito depois do triplete em 2013, podia ter continuado nessa altura", disse Heynckes."Houve ofertas milionárias do Paris Saint-Germain, do Mónaco e do Catar. Era suficiente e correto parar aos 68 anos. Sempre foi claro para mim: há vida depois da profissão".

Heynckes vive atualmente com a sua mulher, Iris, perto de Mönchengladbach, onde sobreviveu a uma grave operação ao coração em 2022.

"Estou relativamente bem. À medida que envelhecemos, temos de perceber que tudo se torna mais difícil e que temos de ter calma. Temos de conseguir estar em paz connosco próprios e não nos queixarmos", afirma. Heynckes vai comemorar o seu aniversário "com muita calma e tranquilidade" no seu círculo íntimo.

Como jogador, Heynckes foi tetracampeão alemão com o Borussia Mönchengladbach (1971, 1975 e 1977) e venceu a Taça UEFA (1975). Como treinador, conduziu o Real Madrid à conquista da Liga dos Campeões (1998) e celebrou o triplete da Liga dos Campeões, da Bundesliga e da Taça da Alemanha com o FC Bayern em 2013.