Para selecionar a Equipa do Ano, utilizámos o nosso sistema interno de classificação dos jogadores, tal como fazemos para a nossa Equipa da Semana. No entanto, havia algumas limitações adicionais quanto a quem podia fazer parte do onze.
Escolhemos o jogador com a classificação média mais alta (listada abaixo) em cada posição apenas das "cinco grandes" ligas da Europa: Premier League, Bundesliga, Serie A, LaLiga e Ligue 1.
Para além disso, os jogadores tinham de ter disputado um mínimo de 25 jogos no campeonato nacional para serem elegíveis. O prazo final era meados de dezembro.
Pode ver a nossa Equipa do Ano 2024 abaixo:

Guarda-redes
Mark Flekken (6,9) - Brentford
Talvez uma surpresa para muitos. Flekken tem sido uma presença formidável na baliza do Brentford, o que faz dele um dos jogadores mais subestimados do momento.
O neerlandês disputou 35 partidas em 2024 e nenhum outro guardião fez mais defesas do que ele na atual temporada da Premier League.
O Brentford está em 11-º lugar na Premier League e tornou-se uma equipa de que todos desconfiam, e as defesas de Flekken têm desempenhado um papel importante no seu sucesso.
Defesas
Joshua Kimmich (7,4) - Bayern de Munique
Kimmich é um jogador que costuma alternar entre a lateral direita e o meio-campo. O alemão é excelente com a bola nos pés e é fundamental para a forma como o Bayern quer jogar.
Kimmich já fez sete assistências esta temporada e também marcou um golo. Os bávaros estão na liderança da Bundesliga, com quatro pontos de vantagem sobre o atual campeão Bayer Leverkusen, e dependerão da sua arte se quiserem recuperar o título.
Willi Orban (7,3) - RB Leipzig
Orban tornou-se num dos defesas centrais mais sólidos da Bundesliga e a sua presença nesta equipa não deverá ser uma grande surpresa.
O húngaro é um bom jogador com a bola nos pés, ligando regularmente o jogo da defesa ao ataque. Além de ser muito moderno, Orban é também um defesa poderoso, cujo ponto forte são as bolas aéreas.
Esta temporada, foi o terceiro jogador que mais ganhou duelos aéreos na Alemanha (61) e marcou quatro golos em 13 jogos na Bundesliga.
Josko Gvardiol (7,5) - Manchester City
Quando o Manchester City contratou Gvardiol do Leipzig no verão de 2023 por 90 milhões de euros, todos sabiam que era um defesa talentoso. No entanto, muitos não esperavam que fosse uma ameaça no ataque.
O croata, que muitas vezes alterna entre a defesa central e a lateral esquerda, marcou oito golos em 2024, muitas vezes golos de que o colega de equipa Erling Haaland se orgulharia.
Teve dificuldades defensivas esta temporada num Manchester City que venceu apenas um em 13 jogos, mas não há dúvida de que Gvardiol tem sido um dos melhores defesas do mundo em 2024.
Alejandro Grimaldo (7,6) - Bayer Leverkusen
Peça-chave no sistema de Xabi Alonso, Grimaldo tem sido uma força ofensiva da natureza para o Leverkusen em 2024.
Na última temporada, o espanhol fez 11 assistências e marcou quatro golos na Bundesliga, formando uma dupla temível com o colega de equipa Jeremie Frimpong.
O ex-Benfica é um especialista em bolas paradas, o que o torna uma ameaça constante.
Médios
Jude Bellingham (7,9) - Real Madrid
O jogador mais bem cotado desta lista, ao lado de outro inglês, Bellingham tem o mundo a seus pés.
A sua campanha de estreia no Real Madrid foi simplesmente espantosa, desempenhando um papel vital na conquista da LaLiga e da Liga dos Campeões. Depois, conquistou o terceiro lugar na Bola de Ouro.
Apesar de um início de temporada lento, o animado e confiante médio voltou ao seu melhor e esteve envolvido em 10 golos. Na corrida ao título desta época, com a sua equipa a tentar ultrapassar o Atlético de Madrid e o Barcelona, as façanhas goleadoras de Jude serão absolutamente cruciais.
Jamal Musiala (7,8) - Bayern de Munique
Um bom amigo de Bellingham, Musiala é outro grande talento do meio-campo. Sem esforço com a bola nos pés, o alemão tem a capacidade de contornar os adversárioscomo se eles não estivessem lá.
Além disso, continua a melhorar. Jamal começou a dar mais qualidade ao seu jogo, marcando nove golos esta época, menos um do que na época passada e a três de igualar a sua melhor marca no campeonato.
O seu objetivo é voltar a ganhar a Bundesliga com o Bayern e, se continuar a jogar como está, vai ser difícil não ser o centro das atenções.
Cole Palmer (7,8) - Chelsea
Que trio de meio-campo poderia ter sido este se Musiala tivesse optado por jogar pela Inglaterra. Palmer tem sido uma sensação desde que assinou com o Chelsea, e agora é amplamente considerado um dos melhores da Premier League.
Depois de ter marcado 22 golos e feito 11 assistências na campanha de estreia em 2023/24, Cole retomou exatamente onde tinha parado e tem sido um jogador fundamental no início de época surpreendentemente bom do Chelsea.
Numa seleção inglesa abençoada com toneladas de poder de fogo ofensivo, Palmer provavelmente será o principal homem da turma de Thomas Tuchel.
Avançados
Bukayo Saka (7,9) - Arsenal
Ao lado de Bellingham, o jogador mais bem avaliado. Saka teve mais um ano brilhante, mostrando por que é o homem mais importante do Arsenal.
Bukayo, uma máquina de produção, continua a fazer números incríveis e é quase o único arquiteto do ataque dos Gunners com finalizações precisas e entregas soberbas.
O extremo inglês começou a época em grande forma, com cinco golos e 10 assistências em 16 jogos no campeonato, antes de sofrer uma grave lesão no tendão. É provável que ele fique de fora de dois a três meses, o que pode ser um golpe fatal para as chances de título do Arsenal.
Omar Marmoush (7,7) - Eintracht Frankfurt
Apesar de Marmoush não ter tido uma má temporada 2023/24, o egípcio passou para um nível totalmente novo esta campanha, guiando o Eintracht para um dos três primeiros lugares rumo a 2025.
Um avançado-centro elétrico, Marmoush tem 13 golos e sete assistências em apenas 15 jogos da Bundesliga, sendo que apenas Harry Kane marcou mais na Alemanha.
Ligado a clubes como o Liverpool, se mantiver a boa forma, não lhe faltarão pretendentes no próximo verão.
Florian Wirtz (7,7) - Bayer Leverkusen
O segundo jogador do Leverkusen nesta lista, Wirtz estabeleceu-se como um dos melhores jogadores do mundo.
O médio alemão foi eleito o Jogador do Ano da Bundesliga no final da campanha de 2023/24, depois de desempenhar um papel fundamental na conquista do título, e começou esta temporada de forma indiscutivelmente melhor.
No campeonato, Wirtz tem sete golos e oito assistências, além de cinco golos na Liga dos Campeões. Um médio completo.