O Flashscore já o tinha anunciado em maio, mas foi preciso esperar até julho para fechar o acordo.
Xhaka é considerado o jogador preferido do treinador do Bayer Leverkusen, Xabi Alonso. O jogador de 30 anos tem sido uma das figuras de destaque do Arsenal nos últimos tempos, tendo disputado 37 dos 38 jogos da Premier League, apontando 14 golos. O contrato com os Gunners, que o tinham contratado ao Borussia Mönchengladbach em 2016, terminava em 2024.
Rolfes: "Mentalidade e personalidade excecionais"
"Com Granit, conseguimos conquistar um profissional de topo para a nossa equipa. A sua qualidade futebolística é conhecida em todo o lado. Mas, acima de tudo, são poucos os jogadores que conseguem liderar uma equipa de forma tão convincente como ele, graças a uma mentalidade e personalidade extraordinárias", afirmou o diretor desportivo, Simon Rolfes.
O Bayer não deu detalhes sobre a verba de transferência, que, segundo a imprensa, é de 25 milhões de euros.
A transferência de Xhaka para o Bayer também estava alegadamente de Declan Rice.
O médio do West Ham United, vencedor da Liga Conferência Europa, está perto de ser anunciado no Arsenal. Na quarta-feira, o Leverkusen já tinha agitado as águas com a contratação de Jonas Hofmann. O internacional alemão chega ao clube vindo do Borussia Mönchengladbach e assinou um contrato até 2027.