Oficial: Leon Goretzka vai sair do Bayern Munique no final da época

Goretzka a conversar com Harry Kane durante o jogo frente ao RB Leipzig
Goretzka a conversar com Harry Kane durante o jogo frente ao RB LeipzigReuters / Karina Hessland

O médio do Bayern Munique, Leon Goretzka, vai permanecer no clube apesar do interesse do estrangeiro, mas vai separar-se dos gigantes alemães no final da época, quando o seu contrato terminar, revelou o internacional alemão esta sexta-feira.

Goretzka tem sido uma peça fundamental do clube desde que chegou ao Bayern de Munique em 2018, somando quase 300 jogos e conquistando seis títulos da Bundesliga, duas Taças da Alemanha e a Liga dos Campeões em 2020.

O Atlético de Madrid demonstrou interesse em contratar o jogador de 30 anos, mas Goretzka afirmou que vai manter-se no clube após alguns dias "turbulentos" de negociações que lhe trouxeram também "clareza".

"Apesar de me sentir honrado pelo interesse demonstrado por grandes clubes internacionais, tomei uma decisão clara para mim: quero ficar no Bayern até ao final da época", escreveu Goretzka no Instagram.

"Ao mesmo tempo, o clube e eu decidimos, após conversas boas e construtivas, que o nosso período de sucesso em conjunto vai terminar no verão", confirmou o internacional alemão.

Contratado ao Schalke em 2018, o médio transformou-se num jogador completo, acrescentando força e autoridade ao seu jogo.

Destacou-se sob o comando de Hansi Flick, quando o Bayern conquistou o triplete em 2019/2020, formando dupla com Joshua Kimmich no centro do meio-campo.

Lesões e mudanças de treinador fizeram com que Goretzka alternasse entre titularidade e o banco de suplentes, mas manteve-se uma figura importante no balneário e decisivo nos grandes jogos.

"Como já disse antes, também é o momento certo para começar um novo capítulo: como futebolista e como pessoa. Mas ainda há muito por fazer até lá", acrescentou Goretzka.

"Vamos dar tudo juntos para garantir que alcançamos o máximo sucesso esta época e no Mundial, com o FC Bayern e também com a seleção nacional! Estou ansioso por isso!", concluiu.

O Bayern lidera a Bundesliga após 19 jornadas, com uma vantagem de oito pontos, e já garantiu a qualificação para as fases a eliminar da Liga dos Campeões.