O RB Leipzig fez o anúncio um dia depois da derrota por 1-0 com o Borussia Monchengladbach. Os adjuntos de Rose, Alexander Zickler, Marco Kurth e Frank Geideck, bem como Frank Aehlig (diretor da equipa principal) foram também despedidos.
Rose assumiu o comando do clube em setembro de 2022 e levou-o à conquista da Taça em 2023. Conseguiu 69 vitórias, 23 empates e 33 derrotas. Esta equipa tinha a equipa no sexto lugar da Bundesliga e nas meias-finais da Taça da Alemanha após a desastrosa participação na fase principal da Liga dos Campeões onde conseguiram uma única vitória em oito jogos (contra o Sporting, além de sete derrotas).
O Leipzig deixou inicialmente em aberto a questão de quem iria assumir o cargo, sendo que a meio da semana tem jogo com o Estugarda na Taça da Alemanha. Roger Schmidt tem sido um nome frequentemente associado - chegou mesmo a ser incluido numa lista elaborada por Jurgen Klopp no início de março, conforme revelou a Sky Sports - , apesar de o antigo treinador do Benfica ter dado a entender que não queria assumir um projeto a meio da temporada.
