O jogador de 21 anos estava emprestado pelo Paris Saint-Germain. Segundo o Bild, o kicker e a Sky, o RB Leipzig vai pagar uma taxa base de 50 milhões de euros mais bónus.
"Sempre sublinhei que me sinto muito confortável em Leipzig e sinto-me honrado com o grande apreço que recebo no clube. Nas próximas semanas e meses, posso concentrar-me com toda a clareza nos nossos objectivos comuns: Queremos qualificar-nos para a Liga dos Campeões pela sétima vez consecutiva e viajar até Berlim para disputar a Taça da Alemanha - é tudo o que importa agora", afirmou Xavi.
Xavi Simons substitui Lois Openda (que chegou do RC Lens por cerca de 38 milhões em 2023) como a contratação recorde do clube. O Leipzig conseguiu o seu empréstimo ao PSG por uma época no verão de 2023 e conseguiu o prolongamento para esta temporada.
Longa paragem por lesão
Na sua primeira época no RB Leizpig, Xavi Simons impressionou com dez golos e 15 assistências em 43 jogos oficiais. Na presente temporada, marcou cinco golos e fez quatro assistências em 17 jogos, mas também esteve ausente durante semanas devido a uma lesão no tornozelo.
"Estamos muito satisfeitos por o Xavi ser agora nosso jogador - temos agora todos os trunfos. O Xavi desenvolveu-se muito bem connosco e sublinhou que o RB Leipzig é o clube certo para jovens jogadores excecionais. Agora, o nosso objetivo comum é apenas alcançar os nossos objetivos na segunda metade da época", afirmou o diretor desportivo do RB, Marcel Schäfer.
O Leipzig foi eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões, está nos quartos de final da Taça da Aleamannha contra o Wolfsburgo (26 de fevereiro) e está em quinto lugar na tabela da Bundesliga, empatado com o Estugarda, que é quarto.
