Mais

Ole Werner apresentado como treinador do RB Leipzig: "Uma missão clara para mim"

Ole Werner foi apresentado no RB Leipzig esta quarta-feira
Ole Werner foi apresentado no RB Leipzig esta quarta-feiraČTK / imago sportfotodienst / Picture Point / Roger Petzsche
Ole Werner começa a trabalhar como treinador no RB Leipzig e é suposto levar os saxões de regresso às competições europeias.

Ole Werner teve de se rir à gargalhada. Não, ele não tem problemas iniciais na sua "viagem ao estrangeiro" à Saxónia, mesmo como uma verdadeira "luz do norte".

"Não é como se eu estivesse sentado no dique da minha casa, olhando para a água e não falando", disse o treinador de 37 anos, sorrindo, logo no início da sua aventura no RB Leipzig. Pelo contrário: conhecer novas pessoas e lugares dá-lhe "poder" - e ele vai precisar disso para o seu trabalho como treinador do clube em dificuldades.

"É isso que me atrai no trabalho"

Após a pior temporada da história do clube na Bundesliga, a ambiciosa equipa do RB Leipzig conta agora com Werner como um farol de esperança.

"Há pressão em todo o lado, e também nos colocamos sob pressão", disse calmamente na sua apresentação oficial esta quarta-feira: "Há um alto nível de expetativa de todos os envolvidos, de todos os responsáveis, mas também de mim".

Werner, que nasceu no norte da Alemanha e só lá foi treinador principal, não quer ser intimidado pelas expectativas. Há um "alto nível de profissionalismo" e ambição em Leipzig: "É isso que me atrai no trabalho."

Agora que o duro póquer de transferências entre o RB Leipzig e o seu antigo clube, o Werder Bremen, chegou ao fim no final de junho, o treinador pode finalmente começar a trabalhar.

Os treinos começam em Cottaweg na segunda-feira e, pouco menos de cinco semanas depois, Werner enfrentará o seu primeiro teste na Taça da Alemanha, com o SV Sandhausen - o início de uma temporada que deve ver os saxões de volta à primeira divisão da Bundesliga, incluindo uma vaga na Liga dos Campeões.

O RB Leipzig quer "voltar a qualificar-se para a competição internacional e não se limitar de forma alguma ao topo", enfatizou Werner: "Essa é a missão clara para mim e para todos nós aqui".

"Convencido em termos de conteúdo e pessoas"

Depois de perder o negócio europeu em sétimo lugar sob o seu antecessor Marco Rose e o treinador interino Zsolt Löw, a pressão é, no entanto, grande - assim como o desafio. Werner, que já trabalhou no Kiel e no Bremen, tem de dar um novo rumo ao ambicioso clube, tendo em vista as possíveis saídas de estrelas como Xavi Simons e Benjamin Sesko - e a estreia na Bundesliga, no dia 22 de agosto, será um confronto de tirar o fôlego com o campeão Bayern de Munique.

No entanto, os responsáveis do Leipzig têm plena confiança no novo técnico, que tem contrato até 2027. Durante as conversas, Werner "impressionou em termos de conteúdo e como pessoa", explicou o diretor desportivo Marcel Schäfer: "Nós dois somos muito, muito ambiciosos e queremos atacar juntos".

Werner aparentemente também tem o chefe de futebol da Red Bull, Jürgen Klopp, do seu lado. Werner fica sempre satisfeito "quando alguém que conhece muito bem este trabalho tem uma boa opinião sobre nós", disse Werner, referindo-se às palavras de elogio de Klopp no passado: "Mas temos sempre de confirmar essa opinião. É essa a minha aspiração e é para isso que estou aqui".