Mais

Oliver Kahn avisa: "A Bundesliga já não é atrativa"

Kahn deixou duras palvras
Kahn deixou duras palvrasPhoto by KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
Oliver Kahn, antigo guarda-redes da seleção alemã de futebol e do Bayern de Munique, afirma que a Bundesliga deixou de ser atractiva e perdeu prestígio para as ligas inglesa e espanhola. O guarda-redes salientou ainda que os clubes alemães não ganham um troféu europeu há três épocas.

Kahn está preocupado com a competitividade internacional dos clubes alemães. O antigo guardião da seleção alemã fala de uma "atratividade espúria". Perante o domínio do Bayern de Munique na Bundesliga, Kahn questiona a importância do título de campeão alemão. Para ele, o campeonato há muito que deixou de ser "a competição mais honesta".

"O que é justo numa competição com um orçamento de 30 ou 40 milhões de euros para uma equipa contra um orçamento de 300 milhões de euros? - perguntou Kahn numa entrevista à revista Kicker.

Desde a época 2012/13, o Bayern só falhou uma vez a conquista do título de campeão alemão. Em 2024, o Bayer Leverkusen conquistou de forma sensacional a Bundesliga.

"Isto não pode ser saudável a longo prazo. Os cinco suplentes do Bayern de Munique valem provavelmente mais do que todo o plantel de um clube do terço inferior da tabela", comentou Kahn.

De acordo com o ídolo do Bayern, essa diferença aumenta constantemente devido a competições como o Mundial de Clubes, na qual os clubes participantes geram receitas adicionais. O antigo guarda-redes também está preocupado com o facto de a Bundesliga ter perdido reputação e atratividade no cenário internacional. "A Premier League e a La Liga destacam-se claramente. Toda a gente conhece as suas estrelas e as suas equipas", frisou.

A composição da Bundesliga em 2025/26
A composição da Bundesliga em 2025/26Flashscore

Kahn compreende por que razão Florian Wirtz, decidiu transferir-se do Bayer Leverkusen para o Liverpool no verão, em vez de comprometer o seu futuro com o Bayern.

"Isto mostra que a Premier League alcançou uma posição única, não só em termos desportivos, mas também económicos. É o local mais interessante para os futebolistas que querem competir ao mais alto nível em termos desportivos, financeiros e mediáticos", avaliou.

Nas últimas 12 épocas, os clubes de futebol alemães conquistaram dois troféus europeus. O Bayern triunfou na Liga dos Campeões em 2020 e o Eintracht Frankfurt venceu a Liga Europa dois anos depois.

"Mentalidade, maturidade tática, classe individual, todas estas coisas têm de estar a um nível mais elevado na Alemanha, se quisermos acompanhar os melhores a longo prazo", sublinhou Kahn.

Segundo o antigo guarda-redes, os jogos com um elevado número de golos não são de todo um indicador de um elevado nível desportivo.

"Gostamos de jogos espectaculares, com muitos golos marcados, mas isso não é suficiente. No entanto, sofremos regularmente derrotas na cena internacional. É um charme enganador", alerta Kahn.

Os playoffs da Bundesliga começam no dia 22 de agosto. Na primeira jornada , o atual campeão Bayern vai defrontar o RB Leipzig.