No entanto, os responsáveis devem perguntar-se: "O que é que isso significa para o plantel como um todo?" Se o Bayern quisesse contratar Wirtz por um valor possivelmente muito superior a 100 milhões de euros, teria provavelmente de "vender um ou dois jogadores para não ultrapassar um determinado orçamento. Mas já tive muitas experiências, o orçamento foi rapidamente esquecido - o principal é que o jogador venha", disse Oliver Kahn.
"Tudo pouco a pouco"
No entanto, Kahn pode imaginar Wirtz a prolongar o seu contrato, que vai até 2027, "não por dois, três ou quatro anos, mas a curto prazo".
Durante a sua passagem pelo Bayern, os responsáveis da altura "tiveram muito contacto com ele, que pondera muito bem os seus movimentos", disse Kahn.
"Neste momento, todo o mundo está aberto para ele, mas não me surpreenderia se ele prolongasse o seu contrato", acrescentou.
Porquê? "É isso que o faz funcionar", disse Kahn.
"Ele está a construir tudo peça por peça. Wirtz sabe muito bem que as coisas podem rapidamente ir na direção oposta após uma escolha errada de clube. É uma inteligência que ele possui", explicou o antigo guarda-redes.
Para além de todas as suas capacidades futebolísticas, Kahn vê em Wirtz uma qualidade extraordinária que faz "a diferença" : "Tem uma cabeça extremamente forte".
Isso foi demonstrado no sábado à noite contra o Friburgo (5-1), por exemplo.
"Ele perde um penálti - isso não incomoda o rapaz, pelo contrário: ele está a ficar ainda melhor. Toda a sua atitude já era excelente quando era um jovem jogador, a sua maneira, o seu comportamento", explicou Kahn.