Mais

Prémios Flashscore: Xabi Alonso é o Treinador do Ano

Xabi Alonso conduziu o Bayer Leverkusen ao primeiro título da história do clube
Xabi Alonso conduziu o Bayer Leverkusen ao primeiro título da história do clubeČTK / imago sportfotodienst / Anke Waelischmiller/Sven Simon
No final do ano, é tradição pedirmos aos editores das nossas 14 redações internacionais que votem nos nossos Prémios Flashscore. Homenageamos as melhores e mais importantes personalidades e momentos do último ano futebolístico. Mais de 50 votos foram expressos em cada categoria.

O espanhol Xabi Alonso foi nomeado Treinador do Ano, recebendo 35,3% dos votos dos nossos especialistas.

Na sua primeira temporada completa como técnico do Bayer Leverkusen, o treinador espanhol de 43 anos fez história várias vezes. Não só levou a equipa ao primeiro título da história do clube, como também conseguiu esse feito sem nenhuma derrota. Um feito que nenhuma outra equipa da Bundesliga tinha conseguido antes.

O Leverkusen também venceu a Taça da Alemanha e conquistou a dobradinha nacional. O triplete falhou por pouco. Na final da Liga Europa, o Bayer saiu derrotado pela Atalanta.

Jogador de classe mundial

Xabi Alonso deu assim continuidade aos seus inúmeros êxitos como jogador. O antigo médio conquistou todos os títulos possíveis no futebol mundial. Foi campeão do mundo com a seleção espanhola, em 2010, e desempenhou um papel fundamental na conquista do Campeonato da Europa, em 2008 e 2012.

O basco também venceu a Liga dos Campeões com o Liverpool (2004/05) e o Real Madrid (2013/14). Em 2012, foi campeão espanhol com o Real Madrid e terminou a sua carreira no Bayern de Munique, com o qual se sagrou tricampeão alemão.

Uma mudança arriscada

Xabi Alonso começou a sua carreira de treinador nas camadas jovens do Real Madrid e, mais tarde, treinou a segunda equipa do seu clube de juventude, a Real Sociedad. Em outubro de 2022, o Bayer 04 fez uma proposta ao antigo jogador de classe mundial, apesar de este ainda não se ter afirmado como treinador ao mais alto nível.

O Leverkusen correu um grande risco com esta decisão - e foi prontamente recompensado. Logo na sua primeira temporada, Xabi Alonso levou o clube às meias-finais da Liga Europa.

Na janela de transferências do verão seguinte, o Bayer Leverkusen reforçou o seu plantel em posições-chave. Alejandro Grimaldo chegou a custo zero do Benfica e, sob a orientação de Xabi Alonso, tornou-se internacional espanhol. Ao Union Saint-Gilloise pagou cerca de 20 milhões de euros por Victor Boniface, e o nigeriano retribuiu a confiança com 23 pontos (14 golos e nove assistências) na sua primeira época.

O fato de o Bayer Leverkusen ter conquistado o bicampeonato alemão e ter permanecido invicto por 52 partidas consecutivas deve-se principalmente a Xabi Alonso e à sua equipa técnica. Em pouco tempo, transformou um plantel talentoso numa equipa quase imbatível, que impressionava não apenas pela habilidade de jogar, mas também pela incrível mentalidade.

Decisão sábia

O facto de Xabi Alonso não ter procurado imediatamente o próximo desafio após a fabulosa época de 2023/24 - havia rumores de que os seus antigos clubes, Liverpool, Real Madrid e Bayern Munique, estavam interessados - foi uma decisão sensata. Com efeito, em Leverkusen, Alonso não está exposto aos mesmos holofotes que seriam inevitáveis nos maiores clubes do mundo.

Por isso, mesmo depois de um início de temporada irregular, não houve qualquer tipo de desassossego no campeão alemão. O técnico não se abalou com as derrotas com o RB Leipzig (2-3) e em Anfield Road (0-4).

Xabi Alonso também provou ser um pragmático. No final de setembro, alguns dos seus jogadores sofreram uma inegável perda de forma. Por isso, o espanhol optou por uma tática extremamente defensiva para o jogo com o Bayern de Munique, líder da Bundesliga. A estratégia quase foi recompensada com uma vitória, mas no final o Leverkusen conseguiu comemorar um empate a um golo.

Será que o próximo título está à espreita?

O Bayer Leverkusen já deixou o seu primeiro rasto na Liga dos Campeões. A equipa passou o inverno em quarto lugar e tem hipóteses reais de avançar diretamente para oitavos de final. 

Xabi Alonso ainda está vinculado ao Werkself até o verão de 2026. É bem possível que a parceria chegue ao fim um ano antes - afinal, o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti (65 anos), não está a ficar mais jovem. Segundo rumores, os merengues também estão interessados no astro do Bayer Leverkusen, Florian Wirtz.

O Leverkusen também é considerado um dos candidatos ao título em todas as competições na temporada 2024/25. Isso porque Xabi Alonso não só incutiu um estilo de jogo moderno e vistoso nos seus comandados, mas também uma mentalidade vencedora que não existia anteriormente.

Veja aqui todos os Prémios Flashscore