Marco Rose falou de um "pequeno interruptor na sua cabeça" após o último ponto baixo. Não vai ter oportunidade de o acionar novamente, no último arranque da época da sua equipa. O RB Leipzig reagiu à crise desportiva no dia seguinte ao 0-1 com o Borussia Mönchengladbach e demitiu o seu treinador principal com efeito imediato.
Recorde o Borussia Mönchengladbach - RB Leipzig
"Acreditámos na constelação com Marco ea sua equipa por muito tempo e tentámos de tudo até o fim para conseguir uma reviravolta juntos", disse o diretor desportivo Marcel Schäfer.
"No entanto, tendo em vista o desenvolvimento e a falta de resultados, estamos firmemente convencidos de que precisamos de um novo ímpeto para os jogos restantes, a fim de alcançar nossos objetivos para a temporada", acrescentou.
Löw assume o cargo até ao verão
Zsolt Löw vai agora liderar o clube para sair da crise desportiva até ao verão. O técnico de 45 anos, que conhece o clube por dentro e por fora, já estará no banco na meia-final da Taça da Alemanha contra o Estugarda, na quarta-feira (19:45).
"Zsolt Löw tem tudo o que é preciso para mudar rapidamente as coisas e aumentar o desempenho: uma quantidade extraordinária de experiência, um trabalho extremamente bem-sucedido nos principais clubes europeus e a abordagem certa", disse Schäfer: "Agora não é menos importante o dever da equipa de mudar as coisas juntamente com Zsolt."
Löw é atualmente "Chefe de Desenvolvimento do Futebol" na Red Bull e "continuará a ocupar este cargo após a sua passagem por Leipzig", de acordo com o comunicado de imprensa.
O treinador de 45 anos trabalhou como adjunto com Ralph Hasenhüttl e Ralf Rangnick no RB Leipzig, de 2015 a 2018, antes de se tornar adjunto de Thomas Tuchel em Paris, Chelsea e Bayern.
"Vamos fazer tudo o que pudermos para chegar à final da Taça em Berlim e tirar o máximo partido do resto da época da Bundesliga", disse Löw.
Peter Krawietz, que já foi adjunto de Jürgen Klopp, vai apoiá-lo como treinador adjunto.
Qualificação está em perigo
Como "Head of Global Soccer", Klopp está fortemente envolvido na procura de um treinador e é também responsável, juntamente com Mario Gomez (Diretor Técnico) e Schäfer. Uma solução importante deverá ser encontrada no verão. O próprio Klopp tinha excluído, desde o início, a hipótese de ser treinador do RB Leipzig.
O RB Lepzig só ganhou dois dos seus últimos onze jogos no campeonato e está em sexto lugar na tabela, ficando aquém das suas próprias expectativas. Na Liga dos Campeões, não conseguiu passar a fase de grupos, com apenas uma vitória em oito jogos, e corre o sério o risco de falhar a qualificação europeia.
Marco Rose já esteve à beira do despedimento em dezembro e fevereiro, mas cimentou o seu lugar com vitórias na Taça contra o Eintracht Frankfurt (3-0) e o Wolfsburgo (1-0). Agora, entre todas as coisas, a meia-final da Taça acabou para Rose. Schäfer agradeceu-lhe "os êxitos conjuntos e o empenho no nosso clube".
Os seus treinadores adjuntos Alexander Zickler, Marco Kurth e Frank Geideck, bem como Frank Aehlig, diretor do departamento de jogadores profissionais, também foram despedidos.
Marco Rose, que nasceu em Leipzig, substituiu Domenico Tedesco no início de setembro de 2022, numa situação difícil, e levou o RB Leipzig de volta ao sucesso. Esteve à frente da equipa durante 125 jogos. Sob a sua liderança, a equipa qualificou-se duas vezes para a Liga dos Campeões e ganhou a Taça da Alemanha pela segunda vez na história do clube em 2023, bem como a Supertaça pela primeira vez.