Mais

Renovações de Wirtz e Xabi Alonso deixam o Bayer Leverkusen em suspense

Xabi Alonso e Florian Wirtz são fundamentais para o futuro desportivo do Bayer Leverkusen
Xabi Alonso e Florian Wirtz são fundamentais para o futuro desportivo do Bayer LeverkusenALEXANDER HASSENSTEIN/Getty Images via AFP
Florian Wirtz está a distribuir autógrafos em massa nesta semana. O jogador do Bayer Leverkusen, que já deu autógrafos aos adeptos, não parou de driblar os fãs durante o treino. Wirtz pode estar pronto para o ataque final ao Bayern, mas a corrida planeada para recuperar o atraso é ofuscada pela especulação irritante em torno do seu futuro. O clube campeão alemão continua a esperar em vão pela assinatura do jogador mais importante.

Mas porque é que Wirtz hesita? Será que é por causa da ofensiva de charme do clube de Munique? "É preciso perguntar isso a ele pessoalmente", disse o diretor desportivo do Leverkusen, Simon Rolfes. De qualquer forma, a "Kicker" conclui que a história não terá um final feliz para o clube da capital. Os dirigentes do Bayer não têm outra opção a não ser esperar pacientemente.

O mesmo se aplica ao treinador Xabi Alonso, que tem sido associado ao Real Madrid de forma ainda mais intensa desde esta semana. As discussões em torno da dupla, que deve aproximar o Leverkusen da corrida pelo título, estão a causar muita agitação na BayArena antes do jogo contra o Union Berlim, no sábado.

O Bayer espera ansiosamente que Wirtz, que está a ser cortejado, fique. O contrato do jogador vai até 2027 e, alegadamente, há muito tempo que ele tem um documento de trabalho pronto para assinar uma renovação. Mas o Bayern pode estar a apostar tudo. De acordo com a "Kicker", o presidente honorário Uli Hoeness estaria mesmo disposto a concordar com um empréstimo para comprar Wirtz fora do seu contrato.

"Uli Hoeneß gostaria disso - e Uli realiza todos os seus desejos no Bayern", disse o recordista internacional Lothar Matthäus numa conferência de imprensa na Sky.

No entanto, o Bayern de Munique não é o único a cortejar o pé mágico. O campeão inglês Manchester City, em particular, teria escolhido Wirtz como sucessor de Kevin De Bruyne.

Futuro de Alonso também não está garantido

E Xabi Alonso? O espanhol evitou recentemente assumir um compromisso com o Bayer, dizendo que "não deveria pensar muito à frente". No entanto, após a derrota do Real com o Arsenal por 3-0, as especulações voltaram a crescer. O técnico Carlo Ancelotti, que também é alvo de um processo fiscal, está longe de ser um treinador inquestionado. Em Leverkusen, o contrato de Alonso vai até 2026.

"Ele disse que não há nada. Ele tem um contrato connosco", sublinhou Rolfes.

A situação do Leverkusen no verão parece mais incerta do que nunca, antes do final da temporada. Os responsáveis tentaram, em vão, concentrar-se no lado desportivo da situação. Se nada acontecer, Wirtz, que está ausente desde o início de março devido a uma lesão no tornozelo, "estará apto a jogar no fim de semana", disse Rolfes.

Wirtz, pelo menos, aumentou as esperanças do Bayer de ainda poder intervir na corrida pelo título a seis jornadas do fim, a seis pontos do Bayern. Com ele, sublinhou Rolfes, o Leverkusen é "uma equipa melhor". Mas por quanto tempo mais?