Mais

Rummenigge aponta à Premier League: "Temos de moralizar financeiramente o futebol"

Karl-Heinz Rummenigge (à esquerda) e Uli Hoeneß (à direita)
Karl-Heinz Rummenigge (à esquerda) e Uli Hoeneß (à direita)ČTK / imago sportfotodienst / Frank Hoermann / SVEN SIMON

Karl-Heinz Rummenigge voltou a denunciar os excessos financeiros do futebol profissional e apelou a uma reflexão sobre o sector. "Temos de moralizar o futebol do ponto de vista financeiro", declarou o antigo diretor do Bayern, numa entrevista à Sport-Informations-Dienst (SID), a propósito do seu 70.º aniversário (quinta-feira).

Perante a "evolução dramática" dos últimos anos, avisou:"Temos de ter cuidado nos clubes para não perdermos o controlo".

Neste contexto,Rummenigge também tem dúvidas sobre a estabilidade a longo prazo da Premier League inglesa, cujos clubes gastaram mais de 3,5 mil milhões de euros em transferências no verão passado.

"Não se pode acreditar que o que está a acontecer em Inglaterra vá conduzir ao sucesso", disse o antigo avançado de classe mundial: "Estão a gastar dinheiro de uma forma louca e não se pode alinhar com isso. É preciso ter uma equipa que trabalhe, que tenha um espírito, uma vontade."

O sucesso da equipa está no centro das atenções do Bayern
O sucesso da equipa está no centro das atenções do BayernDANIEL ROLAND / AFP

Por um lado, gostaria que"as federações como a UEFA e a FIFA, em particular, exercessem um pouco mais de influência", disse Rummenigge: "Como sabemos, existe o Fair Play Financeiro. Mas se continuarmos a poder gastar 70% das nossas receitas em salários, não é preciso ser um grande matemático para saber que vamos acabar no vermelho."

Cabe também aos clubes"encontrar a sua própria filosofia", acrescentou. Foi sempre o caso do Bayern :"Sucesso sim, mas sério e solidamente refinanciado. E isso aplica-se hoje mais do que nunca".