Mais

Semana de dérbi: Darmstadt enfrenta o Eintracht na estreia da Bundesliga

Darmstadt vai defrontar o seu rival de Frankfurt no domingo
Darmstadt vai defrontar o seu rival de Frankfurt no domingoProfimedia

O Eintracht Frankfurt e o Darmstadt 98 são dois clubes tradicionais de Hesse, um estado no centro da Alemanha. Ambos foram fundados no final do século XIX. O Darmstadt, inclusive, surgiu um ano antes do Eintracht, fundado em 1898. No entanto, durante a maior parte da sua história, os dois clubes seguiram caminhos diferentes e raramente mediram forças.

Nos últimos anos, o Eintracht Frankfurt tem estado no topo do futebol alemão, tendo mesmo conquistado a Liga Europa em 2022. O Darmstadt, por sua vez, só pode orgulhar-se de ter tido sucesso em competições de nível inferior - esta época, está a disputar a Bundesliga pela primeira vez em sete anos. Além da euforia de da subida, o desejo de enfrentar um rival maior e mais famoso impulsionará o Darmstadt.

O Eintracht é um grande clube de uma grande cidade. Frankfurt é a maior cidade de Hesse, com 770 mil habitantes. É apelidada de Bankfurt por ser a capital financeira da Europa. O centro da cidade, uma "baixa" de estilo americano com muitos arranha-céus (que também dão à zona de negócios a sua alcunha distintiva - "Mainhattan"), é a sede de várias instituições bancárias e da bolsa de valores de nível mundial. Frankfurt é também um importante centro de transportes - o aeroporto de Frankfurt é um dos mais movimentados do mundo em termos de voos e passageiros.

Darmstadt fica apenas 30 quilómetros a sul de Frankfurt, é muito mais pequena (160 000 habitantes) mas não é de modo algum insignificante. Historicamente, Darmstadt tem sido um centro de ciência e cultura. É a sede da Universidade Técnica (fundada em 1877) e de duas outras universidades. Darmstadt tem cerca de 30.000 estudantes durante o ano. A cidade é também sede de muitas instituições de investigação, como o Centro Europeu de Operações Espaciais. Darmstadt é também conhecida pela sua arquitetura Art Nouveau. A chamada Colónia de Arte de Darmstadt - uma coleção de edifícios Art Nouveau que datam de 1899 a 1914 - em Mathildenhohe é Património Mundial da UNESCO.

Depois de sete anos, dois clubes de Hesse se enfrentam na Bundesliga
Depois de sete anos, dois clubes de Hesse se enfrentam na BundesligaMiroslav Šifta/Flashscore

No entanto, os dois clubes têm um grande ressentimento contra outra equipa da região, o Kickers Offenbach. Os grandes rivais do Eintracht são também o 1. FSV Mainz 05 (com quem se defronta regularmente na Bundesliga) e, historicamente, também o 1. FC Kaiserslautern ou o rival citadino FSV Frankfurt.

No entanto, a relação de concorrência e rivalidade entre o Eintracht e o Darmstadt existe e pode acentuar-se. Especialmente se o Darmstadt conseguir manter a sua posição na Bundesliga na época 2023/2024. Apesar das probabilidades, os dois clubes estão em pé de igualdade.

Águias não gostam de lírios

Ao longo das últimas décadas, o Eintracht e o Darmstadt só competiram esporadicamente. A exceção foi o período entre 2015 e 2017. Foi em 2015 que os "lírios", como são apelidados os futebolistas do Darmstadt, em homenagem ao principal símbolo da cidade e do clube, ganharam a promoção para a principal competição da Alemanha. No primeiro dérbi de Hesse da Bundesliga, no outono de 2015, o Darmstadt conseguiu roubar o ninho das Águias de Frankfurt ("Die Adler" - a alcunha corresponde também ao emblema da cidade e do clube). No segundo jogo da época, em Darmstadt, as Águias infligiram uma derrota ao seu rival regional.

No entanto, o Darmstadt, como recém-chegado, superou os gigantes de Frankfurt na temporada 2015/2016. Apenas dois pontos separaram os dois na tabela final do campeonato. Assim, o Eintracht manteve-se na Bundesliga graças ao 14.º lugar, enquanto as águias, em 16.º, tiveram de lutar num play-off. O Eintracht conseguiu-o contra o Nuremberga e, assim, o dérbi de Hesse reapareceu no calendário da Bundesliga na época 2016/2017.

No primeiro encontro de forças, os Lírios voltaram a vencer o Eintracht, desta vez em casa. As águias vingaram-se na desforra (pela primeira vez, o dérbi terminou com uma diferença de mais de um golo - 2-0). Desta vez, porém, com apenas 25 pontos, o Darmstadt foi despromovido para a 2.ª Bundesliga.

Sinais de recuperação

O Darmstadt e o Eintracht não se voltaram a encontrar durante muito tempo. A rivalidade entre as duas claques estendeu-se aos jogos das equipas jovens. No entanto, em fevereiro de 2023, os " lírios" e as "águias" foram sorteados para a Taça da Alemanha (DFB Pokal).

O marcador foi inaugurado aos seis minutos de jogo, pela maior estrela do atual plantel do Frankfurt, o francês Randal Kolo Muani. O Darmstadt deu a volta ao jogo com dois golos, aos 29 e aos 31 minutos, do austríaco Mathias Honsak.

O Frankfurt recuperou a vantagem aos 62 minutos. O Darmstadt acertou na barra depois de várias tentativas para empatar e, após outra oportunidade, pensou ter empatado a partida a 3-3. Infelizmente, o golo foi anulado por fora de jogo.

No final, as águias mostraram porque eram as favoritas, com Kolo Muani a fechar o jogo nos últimos minutos. O Eintracht chegou à final da DFB Pokal. No entanto, não conseguiu ultrapassar o RB Leipzig.

Começar com um clássico

Os lírios de Darmstadt encerraram a sua excelente temporada 2022/2023 com uma promoção direta à Bundesliga. Agora, tentarão criar raízes mais firmes na primeira divisão ao viajar para o terreno de seus rivais na sua partida de estreia.

Será que a equipa de Frankfurt vai conseguir impor-se ou as águias da casa vão ser as únicas a vencer? A segunda hipótese é mais provável, mas o David do Darmstadt já mostrou várias vezes no passado que pode enfrentar o Golias do Frankfurt.

Outros clássicos da semana:

Sábado, 19 de agosto

Inglaterra - Liga Dois (4ª divisão)

Sutton United x AFC Wimbledon

Derby de Thameslink

O jogo entre o Sutton United e o AFC Wimbledon é um novo dérbi. O AFC Wimbledon é um clube jovem, fundado em 2002 por adeptos do famoso Wimbledon FC, que fechou devido a problemas financeiros. Até à época anterior, o Sutton United e o AFC Wimbledon não se tinham defrontado na mesma competição. A presente época é a segunda em que ambas as equipas jogam na League Two. Também porque os dois clubes não têm sido concorrentes directos, trata-se (até agora) de um dérbi amigável. No entanto, a rivalidade entre os dois vizinhos pode crescer muito rapidamente. Este dérbi tem o nome da principal rede ferroviária que liga Londres aos seus subúrbios. Wimbledon e Sutton são duas paragens do Thameslink, situadas mesmo ao lado uma da outra.

Domingo, 20 de agosto

Holanda - Eredivisie

FC Twente x PEC Zwolle

Derby de Overijsselse (Derby de Overijssel)

O jogo entre o Twente e o PEC Zwolle é uma batalha entre a capital e a maior cidade da província neerlandesa de Overijsselse. Zwolle é a capital e Enschede, onde está sediado o Twente, tem uma população maior. O Twente está a tentar entrar na fase de grupos da Liga Conferência, enquanto o Zwolle está concentrado no sucesso da sua reentrada na Eredivisie, onde regressou após um ano de paragem. Outro recém-chegado à primeira divisão neerlandesa esta época é o Heracles Almelo, também um clube da região de Overijsselse.

Luxemburgo - Divisão Nacional

Jeunesse Esch x CS Fola Esch

Derby d'Esch (dérbi de Esch)

Esch é a segunda maior cidade do Luxemburgo, com 37 000 habitantes e dois clubes de futebol, que se contam entre os mais bem sucedidos da história do pequeno Grão-Ducado. O Jeunesse Esch detém um recorde de 29 títulos (mas o último reinado foi em 2010), enquanto o Fola Esch tem 8 campeonatos luxemburgueses em seu nome (o último em 2021). O Jeunesse tem (pelo menos na região de Esch) o maior número de adeptos, enquanto o Fola é um clube que, embora não tenha uma grande base de adeptos, conta com o forte apoio financeiro dos seus proprietários. No entanto, a rivalidade entre as duas equipas é diretamente proporcional à dimensão do futebol luxemburguês. Os dois rivais e os seus campos têm uma relação bastante amigável, mas isso não significa que não se queiram vencer um ao outro.

Chile - Copa Chile (Taça)

Colo-Colo vs. CD Universidad Catolica

Clásico Albo-Cruzado (Clásico dos "Brancos" contra os "Cruzados" - segundo as alcunhas das duas equipas)

No Chile, dois grandes clubes e grandes rivais da capital Santiago - Colo-Colo e Universidad Catolica - defrontam-se nos quartos de final da taça nacional. A sua rivalidade não se baseia numa disputa entre dois grandes campos de adeptos, como no caso do Superclássico chileno entre o Colo-Colo e o Club Universidad de Chile, nem num antagonismo histórico, como no caso do clássico chamado Clasico Universitario, entre a Universidad de Chile e a Universidad Catolica. A rivalidade é, antes de mais, desportiva. Os dois clubes estão entre os mais fortes do país. Os quartos de final da Taça do Chile são disputados em duas mãos. O primeiro jogo terminou com um 0-0 e a partida da segunda mão será este domingo.

EUA - Liga Principal de Futebol

New York Red Bulls x DC United

Taça do Atlântico

Uma das maiores rivalidades que existem entre clubes da Major League Soccer americana é a rivalidade entre o New York Red Bulls e o DC United. Esta rivalidade ficou conhecida como a Taça do Atlântico, referindo-se tanto ao facto de os clubes serem da costa leste dos Estados Unidos, que é banhada pelo Oceano Atlântico, como ao facto de o vencedor desta competição receber um troféu físico. A rivalidade entre os clubes desportivos de Nova Iorque e Washington D.C. existe também no futebol americano (NY Giants vs. Washington Commanders) e no hóquei (NY Rangers vs. Capitals). Naturalmente, também se desenvolveu no futebol da MLS. No jogo de domingo (segunda-feira de manhã para os adeptos europeus), não se tratará apenas da Taça do Atlântico, mas também dos pontos importantes na corrida para os playoffs.

Segunda-feira, 21 de agosto

Roménia - Liga I

Universitatea Cluj vs. CFR Cluj

Derbiul Clujului (Derby de Cluj)

Cluj é a terceira maior cidade da Roménia e a capital da região da Transilvânia. É a casa de dois clubes com uma grande tradição que remonta ao início da década de 1920. O CFR Cluj foi fundado como um clube de ferroviários (CFR significa Caminhos-de-Ferro Romenos) e o Universitatea é originalmente um clube universitário, como o nome sugere. Apesar de ambos os clubes terem atravessado muitas crises ao longo da sua história, após a promoção do Universitatea em 2022, voltaram a encontrar-se na 1ª Liga romena. O CFR Cluj é o clube mais bem sucedido no dérbi, mas o Universitatea não entrou mal na nova época da liga - tem um registo de 1-3-1 em 5 jogos e está apenas a um ponto do seu rival mais famoso (embora o CFR Cluj tenha um jogo a menos).