Mais

Thomas Müller é recordista europeu: ícone do Bayern conquista 13.º campeonato

Thomas Müller 2023 com o troféu de campeão debaixo do braço
Thomas Müller 2023 com o troféu de campeão debaixo do braçoČTK / DPA / Anke Waelischmiller/Sven Simon

Thomas Müller, ícone do Bayern de Munique, tornou-se agora também o "campeão recordista" das cinco principais ligas europeias. O jogador de 35 anos igualou a lenda Ryan Giggs ao conquistar o 13.º título de campeão alemão da sua impressionante carreira. O galês também havia vencido a Premier League 13 vezes com o Manchester United.

Na Bundesliga, o guarda-redes Manuel Neuer está logo atrás de Müller, com doze títulos de campeão alemão. Neuer prolongou recentemente o seu contrato com o Bayern por mais um ano e, por isso, ainda poderá igualar o seu companheiro de equipa em 2026. Müller, de 35 anos, que celebrou um total de 32 (!) título, vai deixar o Bayern no verão e tem ainda o seu futuro em aberto.

O internacional alemão, recorde-se, ganhou o seu primeiro campeonato com o Bayern em 2010.

Harry Kane conseguiu finalmente fazer o mesmo, após uma longa caminhada. Foi o primeiro título conquistado pelo goleador do Bayern, tal como aconteceu com Eric Dier e Michael Olise.

No entanto, Roar Strand e Roy Chipolina são os que mais títulos conquistaram numa liga nacional até à data. Strand sagrou-se campeão norueguês por 16 vezes com o Rosenborg Trondheim, enquanto Chipolina também conquistou 16 títulos com o Lincoln Red Imps de Gibraltar.

Os campeões históricos das principais ligas:

Bundesliga: Thomas Müller (13/FC Bayern), Manuel Neuer (12/FC Bayern), David Alaba (10/FC Bayern) e Robert Lewandowski (10/FC Bayern e Borussia Dortmund)

Premier League: Ryan Giggs (13/Manchester United), Paul Scholes (11/Manchester United), Gary Neville, Nicky Butt (8 cada/ambos do Manchester United), Alan Hansen, Kenny Dalglish, Phil Neal (8 cada/todos do Liverpool FC)

LaLiga: Paco Gento (12/Real Madrid), Lionel Messi (10/FC Barcelona), Pirri (10/Real Madrid)

Serie A: Gianluigi Buffon (10/Juventus de Turim), Giorgio Chiellini (9/Juventus de Turim), Leonardo Bonucci (9/Juventus de Turim e Inter de Milão)

Ligue 1: Marquinhos (10/Paris Saint Germain), Presnel Kimpembe, Marco Verratti (9 cada, ambos do Paris Saint Germain)