Xabi Alonso (43 anos) trocou algumas palavras antes do início da conferência de imprensa e confirmou a saída do comando técnico.
"O clube e eu concordámos que estes são os meus dois últimos jogos à frente da equipa. Pensamos que é altura de sair e hoje era o momento certo para o anunciar. É um misto de emoções, temos estado no caminho certo durante este tempo juntos. Ainda me faltam dois jogos muito emotivos", afirmou.
Paralelamente, o jornal Marca garantiu também esta sexta-feira que a transferência de Xabi Alonso para o Real Madrid está concluída. O treinador de 43 anos vai suceder a Carlo Ancelotti e assinar um contrato até 2028.
"Não é altura de falar do futuro, uma vez que queremos fazer uma despedida bonita aqui no domingo", reagiu o técnico espanhol.
"O futebol e a vida são para encontrar o melhor momento. Era essa a minha intenção. E era assim que queríamos despedir-nos, sobretudo tendo em conta o tempo longo, bonito e importante que estivemos aqui. Quero desfrutar até ao último momento", acrescentou Xabi Alonso.
Por fim, recordou o período em que conseguiu arrancar um título de campeão alemão ao Bayern de Munique.
"A primeira época foi a mais complicada de todas. A segunda foi histórica e esta foi a mais difícil. Fomos campeões e disputámos a Liga dos Campeões... foi difícil, mas levo comigo muitas lições e muita aprendizagem", afirmou.
O Real Madrid terá de pagar uma verba pela transferência do técnico, que tem contrato com o clube da Bundesliga até 2026.
De acordo com a Marca, o anúncio só deverá ocorrer em 25 de maio, no final da temporada espanhola. Xabi Alonso só assumiria o Real Madrid após o Mundial de Clubes da FIFA (que termina em 13 de julho).
O atual comandante do Real Madrid, Carlo Ancelotti, deve oficializar a sua rescisão com os Blancos após o clássico contra o Barcelona deste domingo.
Xabi Alonso chegou ao clube alemão em outubro de 2022, e conquistou a Bundesliga em 2024.
Na atual temporada, a equipa não conseguiu conquistar o título, mas voltou a qualficar-se para a Liga dos Campeões.