Recorde as incidências da partida
O Leverkusen não teve grandes dificuldades em vencer o Friburgo em casa, no jogo da Bundesliga, com Patrik Schick a marcar quatro golos e Florian Wirtz a acrescentar outro.
"O resultado pode ter sido espetacular e o Patrik marcou quatro golos, mas o jogo não foi tão fácil como parecia. Tínhamos um bom adversário e tivemos de preparar as nossas ações de forma inteligente", disse Alonso aos jornalistas.
Xabi Alonso elogiou o desempenho impressionante de Schick, salientando que foi o resultado do esforço coletivo da equipa.
"Quando um avançado marca quatro golos, não nos podemos queixar. O Patrik também faz muito trabalho com a bola e, quando o faz bem, é por isso que marca o golo", disse.
"Ele ajuda a equipa e eles criam as oportunidades para ele", acrescentou o treinador do Bayer Leverkusen.
A vitória coloca o Leverkusen, segundo classificado, com 32 pontos, a quatro do Bayern de Munique, que goleou o RB Leipzig por 5-1 na sexta-feira.
Questionado sobre o significado do resultado antes do ano novo, Alonso enfatizou que era uma vitória muito necessária.
"Foi uma vitória muito importante para nós hoje. Queríamos continuar a nossa série e ir para o intervalo com uma boa sensação. Conseguimos isso. Vamos continuar a atacar no novo ano", disse.
"Isto dá a todos uma boa sensação. Temos grandes ambições de continuar a lutar pelos nossos objectivos em 2025 e queremos alcançar muito juntos", acrescentou Xabi Alonso.
O Leverkusen vai continuar a sua campanha com o Borussia Dortmund a 10 de janeiro.