Siga as incidências do encontro
Após a vitória no prolongamento sobre o Colónia, na quarta-feira, que garantiu uma vaga nas meias-finais da Taça da Alemanha, Alonso disse na sexta-feira que tentou dar aos jogadores tempo suficiente para recuperar.
A sua equipa vai disputar o nono jogo em todas as competições desde que a época recomeçou a 10 de janeiro, após a pausa de inverno na Alemanha.
"Amanhã (sábado) é importante porque depois de amanhã temos uma dinâmica diferente. Não temos jogos de três em três dias", disse Alonso em conferência de imprensa.
"Amanhã (sábado) é o grande, grande último esforço nesta fase intensa. Vamos dar tudo por tudo e estamos totalmente concentrados. O estado de espírito da equipa é bom".
"Chegámos à meia-final da Taça (da Alemanha), mas para nós a Bundesliga é a competição mais importante... e agora temos um jogo difícil fora de casa".
O espanhol deu folga aos seus jogadores na quinta-feira, numa tentativa de os manter frescos para o jogo de sábado da liga, com a sua equipa, que conquistou o título na época passada sem perder um jogo, em segundo lugar, seis pontos atrás do líder Bayern de Munique.
O Leverkusen também se apurou para os oitavos de final da Liga dos Campeões, evitando a necessidade de um play-off a duas mãos, o que não aconteceu com os outros clubes da Liga dos Campeões, o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund, que não conseguiram a qualificação automática.
"Decidimos aliviar alguma da tensão e treinar hoje (sexta-feira)", disse Alonso. "Vamos ver como é que cada jogador se está a sentir. Tenho algumas ideias, mas ainda não tomei nenhuma decisão".