"Claro que estou disponível. Se puder ajudar, estarei sempre presente", disse o treinador de 43 anos antes do último jogo, acrescentando que os diretores executivos Fernando Carro e Simon Rolfes também sabem "que ajudarei se puder".
Resta saber quem assumirá o cargo de treinador do Leverkusen para a nova época. O neerlandês Erik ten Hag e o espanhol Cesc Fàbregas foram recentemente objeto de rumores. No entanto, de acordo com a imprensa, Fàbregas quer continuar no Como 1907.
Alonso, que levou o Leverkusen à conquista da dobradinha no ano passado e provavelmente assumirá o comando do Real Madrid, despediu-se de muitos dos seus colegas nos últimos dias.
"Marco importante na carreira"
"Gostei muito de estar aqui. O clube ficará para sempre no meu coração", disse o espanhol. O treinador ainda vai viajar pela BayArena na próxima semana e Carro "ainda não lhe disse quando é que tenho de devolver tudo", acrescentou Alonso com uma gargalhada.
O técnico que está de saída não conseguiu dar uma dica sobre Florian Wirtz.
"Ele está num momento muito importante da sua carreira. As pessoas que o rodeiam e os seus pais querem o melhor para ele", disse Alonso. "Seja o que for que ele faça, estou muito próximo do Flo. Vou ficar feliz por ele".

O facto de surgirem novos rumores sobre o futuro do jogador quase todos os dias é "normal. Temos de lidar com eles, mas não os podemos levar demasiado a sério".
Wirtz está a ser cortejado por clubes de topo como o Bayern de Munique, o Manchester City e o Liverpool.