O Al Ahly, atual detentor do título, continua a sua tentativa de conquistar o quinto título em seis temporadas em Pretória, no sábado, contra os Mamelodi Sundowns, uma equipa que já aplicou uma derrota recorde aos magrebinos, mas que muitas vezes foi eliminada na fase a eliminar depois de dominar a fase de grupos da Liga dos Campeões Africana.
Também no sábado, o Pyramids espera consolidar a sua rápida ascensão como uma força do futebol africano ao enfrentar o Orlando Pirates no Soweto.
Os jogos da segunda mão serão disputados no Cairo na próxima sexta-feira, e os vencedores avançarão para a final em duas partidas, no final de maio e no início de junho.
O gigante egípcio Al Ahly é a força dominante do futebol africano e já conquistou 12 títulos da Liga dos Campeões, enquanto os outros três semifinalistas têm dois triunfos entre si: o Pirates em 1995 e o Sundowns em 2016.
Mas, apesar do seu forte historial, o Ahly não é favorito depois de ter tido um desempenho pouco convincente na fase de grupos, onde foi segundo classificado do seu grupo. O técnico suíço Marc Koller foi alvo de críticas nos últimos dias, depois de também ter tropeçado contra o Pyramids no campeonato.
O Sundowns aplicou uma goleada recorde de 5-0 ao Ahly nas quartas de final de 2019, mas o clube sul-africano, propriedade da família do presidente da Confederação Africana de Futebol, Patrice Motsepe, tem um longo historial de fracassos nas fases a eliminar.
Siga o Mamelodi Sundowns - Al Ahly no Flashscore
O Pyramids está a participar na Liga dos Campeões pela segunda vez. O clube foi fundado em 2008, mas mudou-se para o Cairo uma década depois, após ser adquirido por investidores sauditas, e está bem posicionado para conquistar o primeiro título egípcio no final desta temporada.
O Pirates foi uma das duas únicas equipas invictas na fase de grupos e venceu três jogos fora de casa no Norte de África. Mas Orlando precisa de vencer em casa no sábado para garantir uma vantagem defensável para levar ao Cairo na partida de volta.
Não é a primeira vez que clubes dos dois países se defrontam nas duas meias-finais da Liga dos Campeões.
Em 2020, o Al Ahly goleou o Wydad Casablanca, do Marrocos, por 5-1 no agregado, enquanto o Zamalek foi superior ao Raja Casablanca, vencendo por 4-1 nos dois confrontos.