Liga dos Campeões Africana: Stade Malien faz história ao avançar para os quartos de final

Os Pyramids em ação na Liga dos Campeões da CAF.
Os Pyramids em ação na Liga dos Campeões da CAF.MOHAMED TAGELDIN / MIDDLE EAST IMAGES / MIDDLE EAST IMAGES VIA AFP

O Stade Malien tornou-se este domingo o primeiro clube do Mali a chegar à fase a eliminar da Liga dos Campeões da CAF, depois de vencer os tunisinos do Esperance por 1-0 em Bamaco.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Daouda Coulibaly marcou o único golo, o seu segundo nesta campanha africana, aos 54 minutos do duelo entre os líderes do Grupo D.

A vitória elevou o Stade para 11 pontos após a quinta jornada. Esperance e Petro Luanda de Angola têm ambos seis pontos antes do confronto entre si no próximo domingo, enquanto o Simba da Tanzânia soma dois.

O Stade tem sido a grande surpresa da principal competição de clubes africanos esta época, depois de 19 tentativas falhadas para chegar à fase de grupos.

Dois camaroneses desempenharam papéis importantes na qualificação e na fase de grupos, que já resultaram em seis vitórias e três empates.

Mauril Njoya orienta os Brancos e o avançado Taddeus Nkeng, com cinco golos, partilha o topo da lista de melhores marcadores da Liga dos Campeões.

O Stade é o terceiro clube a garantir presença nos quartos de final, depois dos egípcios Al Ahly e dos detentores do título Pyramids. Este trio é também o único que mantém registos invictos.

Os Pyramids, vencedores da competição na época passada, logo na sua segunda participação, recuperaram de uma desvantagem frente ao Rivers United e venceram por 4-1 na cidade nigeriana de Uyo.

O Rivers chegou ao intervalo em vantagem graças a um golo de Stephen Manyo, mas após Mostafa Fathy igualar aos 52 minutos, os campeões em título assumiram o controlo do jogo do Grupo A.

Marwan Hamdy converteu uma grande penalidade aos 77 minutos, colocando os Pyramids na frente, e golos tardios dos suplentes Odeh Fakhoury e Nasser Maher selaram a goleada.

Os Pyramids têm uma vantagem de seis pontos na secção, com apenas uma jornada por disputar. O Renaissance Berkane de Marrocos e o Power Dynamos da Zâmbia somam ambos sete pontos na luta pelo apuramento como segundos classificados.

Saint-Eloi Lupopo da República Democrática do Congo e o Mamelodi Sundowns da África do Sul empataram 1-1 em Lubumbashi, deixando todos os quatro clubes do Grupo C ainda com hipóteses de qualificação.

Enoch Molia finalizou um cruzamento rasteiro para dar vantagem aos anfitriões aos 19 minutos, e Jayden Adams igualou dez minutos após o intervalo, ao cabecear para o fundo da baliza de Esdras Kabamba após um canto.

Al Hilal do Sudão lidera a tabela com oito pontos, Mouloudia Alger da Argélia tem sete, os vice-campeões da Liga dos Campeões de 2025, Sundowns, seis e o Lupopo cinco.

Os Sundowns, que chegaram à fase a eliminar em nove das últimas dez edições, eram apontados como favoritos a dominar o mini-campeonato, mas ainda não venceram em quatro jogos.