Na lista de 24 – que terá de ficar reduzida a 20 até dia 28 de julho, quando a comitiva portuguesa seguir viagem para La Valletta – existem três ausências que saltam à vista em Portugal. João Neves, Dário Essugo e Youssef Chermiti não fazem parte dos eleitos.
O médio do Benfica está entre os convocados para o Europeu sub-21, enquanto os dois jogadores do Sporting vão realizar a pré-temporada com Rúben Amorim e uma vez que a prova não se realiza em datas FIFA, não existe a obrigatoriedade do clube em libertar os jogadores. João Muniz, central dos leões que fez dois jogos na qualificação, também não entra na lista final. André Gomes, guarda-redes das águias, foi submetido a uma operação e falha a convocatória.
"Tendo em consideração a realidade do Campeonato da Europa, que se encontra fora das datas FIFA, isto implicou vários momentos de reflexão com os clubes para encontrar uma estratégia de integração dos jogadores nas seleções nacionais. Essa reflexão foi feita e ficaram definidos os 24 que estarão presentes e que, na minha perspetiva, irão dignificar com grande honra e orgulho as premissas da FPF. Vão procurar dar o seu melhor, fazer história e jogar um futebol de qualidade. Tenho confiança máxima nos 24 jogadores presentes", explicou Joaquim Milheiro.
Recorde-se que Portugal está no Grupo A do Campeonato da Europa e vai defrontar Polónia (3 de julho), Itália (6 de julho) e Malta (9 de julho). Os dois primeiros de cada agrupamento seguem para as meias-finais.
Confira a lista de convocados:
Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting), João Carvalho (SC Braga) e Gonçalo Ribeiro (FC Porto);
Defesas: David Monteiro (Sporting), Martim Marques (Sporting); Hugo Oliveira (Famalicão) Luís Gomes (FC Porto), António Ribeiro (FC Porto), Gabriel Brás (FC Porto), Gonçalo Esteves (Sporting) e Martim Fernandes (FC Porto;
Médios: Yanis da Rocha (Troyes), Nuno Félix (Benfica), Gustavo Sá (Famalicão), Samuel Justo (Sporting), Mateus Fernandes (Sporting), Diogo Prioste (Benfica) e João Vasconcelos (SC Braga)
Avançados: Carlos Borges (Manchester City), Hugo Félix (Benfica), Diego Moreira (Benfica), Jorge Meireles (FC Porto), Rodrigo Ribeiro (Sporting) e Miguel Falé (SC Braga).