O talento do AZ Alkmaar marcou em todos os quatro jogos que antecederam a final desta quinta-feira, na qual os Países Baixos derrotaram a atual campeã Espanha por 1-0, após um autogolo do guarda-redes Raul Jimenez.
Ao longo do torneio, Smit marcou quatro golos e fez uma assistência. Com quatro golos, Smit partilhou o título de melhor marcador com o espanhol Pablo Garcia, que marcou todos os seus quatro golos na vitória por 6-5, nas meias-finais, contra a Alemanha, e com os alemães Said El Mala e Max Moerstedt.
O golo de Smit na vitória por 4-2 dos Países Baixos sobre a Inglaterra foi o que mais se destacou: depois de Smit ter passado a bola para trás após um canto, o médio recebeu a bola de volta e rematou para o canto oposto.
Ao ser eleito Jogador do Torneio, Smit junta-se a uma lista impressionante de vencedores anteriores, que inclui Fernando Torres, Marco Asensio e Mason Mount.
Kees Smit, de 19 anos, é um dos alvos do campeão neerlandês Ajax e deverá custar "pelo menos" 25 milhões de euros, de acordo com várias notícias naquele país.
