Recorde aqui as incidências do encontro
A imperativa equipa neerlandesa procurou imediatamente criar uma margem sobre a congénere romena, depois de um início de torneio perfeito com três vitórias em três jogos frente a Alemanha, Noruega e Inglaterra. Contra a Roménia, mostraram intenção de atacar e pressionaram constantemente a Roménia na fase inicial. A recompensa pelos seus esforços chegou 36 minutos após o pontapé de saída, quando o avançado do Ajax, Don-Angelo Konadu, teve alguma sorte no ricochete para a baliza romena, marcando o primeiro golo.

Seis minutos mais tarde, Kees Smit aumentou a vantagem neerlandesa com um remate certeiro ao ângulo inferior esquerdo, dando aos Países Baixos uma vantagem confortável ao intervalo. Smit, que já tinha marcado três golos em outros tantos jogos, fez a sua primeira assistência do torneio quando Aymen Sliti rematou a bola fora do alcance de Mate Simon para o 3-0.
Incapaz de fazer a diferença no jogo, a Roménia ainda conseguiu marcar, quando David Barbu, recém-entrado, disparou contra a baliza neerlandesa e a bola passou por cima da cabeça de Joeri Heerkens, depois de ter sido desviada por Dies Janse no caminho.
Os romenos voltaram a entrar no jogo e passaram a controlar melhor a partida, mas foram os neerlandeses que estiveram mais perto de marcar, quando o suplente Zepiqueno Redmond viu um remate à queima-roupa ser defendido por Simon.
Um jogo relativamente sem preocupações levou os Países Baixos à sua primeira final de sempre em Campeonatos da Europa de sub-19, depois de a ter alcançado por três vezes no em sub-18. Na quinta-feira, os neerlandeses vão defrontar a Espanha na final.
