Mais

Europeu Sub-19: Países Baixos vencem Espanha (0-1) e conquistam título inédito

Os Países Baixos fizeram história
Os Países Baixos fizeram históriaPro Shots Photo Agency / ddp USA / Profimedia
Os Países Baixos conquistaram esta quinta-feira o primeiro título europeu de sub-19. Derrotaram a atual campeã Espanha por 1-0, em Bucareste.

Espanha 0-1 Países Baixos

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Com as duas selecções sem alterações, a Espanha, nove vezes campeã e atual campeã, e os Países Baixos, finalistas pela primeira vez, procuravam terminar o seu Campeonato da Europa de Sub-19 de forma perfeita.

A Espanha chegou à final depois de uma espetacular vitória por 6-5 nas meias-finais contra a Alemanha, após uma fase de grupos perfeita em que marcou nove golos e sofreu apenas um. Por seu turno, os Países Baixos seguiram um percurso muito semelhante, depois de uma fase de grupos impecável e de uma vitória por 3-1 nas meias-finais sobre a anfitriã Roménia.

Os dois pesos-pesados do torneio começaram a final bem quando Givairo Read causou o primeiro perigo da partida, mas não conseguiu balançar as redes aos quatro minutos. As oportunidades para os avançados Omar Janneh e Don-Angelo Konadu seguiram-se nos primeiros 30 minutos, durante os quais os Países Baixos mostrou mais promessas, mas não marcou qualquer golo.

Os espanhóis Jon Martin e Izan Merino fizeram o banco neerlandês levantar-se um pouco, mas também não conseguiram quebrar o gelo em uma Bucareste quente. Um remate chute de longe de Aymen Sliti, do Feyenoord, foi o último lance de um primeiro tempo enérgico, mas sem gols.

As duas equipas saíram do intervalo com oportunidades em ambos os lados do campo. Tygo Land, do PSV, viu o seu remate ser desviado pelo poste esquerdo, três minutos depois Antonio Cordero rematou ao poste direito. Oscar Marcos cabeceou a bola na trave, marcando um início muito animado para a última metade do Euro Sub-19.

Depois de Kees Smit, um dos destaques do torneio, ter visto o seu livre passar ao lado da baliza de Raul Jiménez e Ayoub Oufkir ter desperdiçado uma oportunidade de ouro no 1 contra 1, o capitão neerlandês Givairo Read abriu o marcador aos 63 minutos, quando um cruzamento rasteiro foi desviado por Jiménez para a sua própria baliza.

Os jovens neerlandeses continuaram a controlar o jogo, mas precisaram que o guarda-redes do Sparta Praga e alvo do Ajax, Joeri Heerkens, fizesse uma excelente defesa a um cabeceamento de Alejandro Monserrate.

Um jogo intenso que se aproximava do fim quando a Espanha conseguiu um livre perigoso mesmo à entrada da área holandesa, mas um excelente Heerkens voltou a salvar o dia dos neerlandeses com uma defesa tranquila. Oufkir teve mais uma oportunidade de ouro para marcar, mas o extremo do Sparta não conseguiu converter novamente numa situação de 1 contra 1. Um final agitado quase terminou num pesadelo para os Países Baixos, quando Kees Smit cometeu uma falta na sua própria área, mas não foi assinalado qualquer penálti, para grande fúria e desilusão dos jovens espanhóis.

Os Países Baixos mantiveram a vantagem e conquistaram o primeiro Campeonato da Europa de Sub-19 da história do seu país. Os neerlandeses destronaram a Espanha depois de não se terem qualificado para os últimos cinco torneios.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore