Em comunicado, o organismo africano refere a falta de disponibilidade dos países anfitriões - Quénia, Uganda e Tanzânia - para o adiamento abrupto. Entretanto, o sorteio agendado para quarta-feira, 15 de janeiro, decorrerá como previsto.
"A Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou o adiamento do Campeonato Africano das Nações TotalEnergies CAF (CHAN), previsto para o Quénia, a Tanzânia e o Uganda, para agosto de 2025", anunciou a CAF em comunicado.
"Foram feitos bons progressos no Quénia, na Tanzânia e no Uganda com a construção e modernização de estádios, campos de treino, hotéis, hospitais e outras infra-estruturas e instalações para a realização de um torneio de sucesso", acrescentou.
"No entanto, os peritos técnicos e de infra-estruturas da CAF, alguns dos quais estiveram no Quénia, na Tanzânia e no Uganda, aconselharam a CAF que é necessário mais tempo para garantir que as infra-estruturas e as instalações estão ao nível necessário para acolher um torneio de sucesso", esclareceu a CAF.
Motsepe agradece aos chefes de Estado pelos progressos realizados
Numa outra réplica, o presidente da CAF, Patrice Motsepe, elogiou o empenho das três nações - Quénia, Uganda e Tanzânia - e os progressos realizados na construção e modernização dos estádios.
"Gostaria de expressar a minha profunda gratidão ao Presidente do Quénia, William Ruto, ao Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, e ao Presidente do Uganda, Yoweri Museveni, pela sua liderança, empenho e pelos progressos realizados na construção e modernização dos estádios, campos de treino, hotéis, hospitais e outras infra-estruturas e instalações no Quénia, na Tanzânia e no Uganda para acolher o torneio", afirmou Motsepe.
"Estou impressionado com a construção e a renovação em curso das infra-estruturas e instalações de futebol no Quénia, na Tanzânia e no Uganda", acrescentou.
Motsepe afirmou ainda que os progressos que estão a ser feitos pelos três países cumprirão os padrões exigidos pelo organismo africano até agosto, altura em que o torneio será realizado.
"Estou confiante de que os estádios, os campos de treino, os hotéis, os hospitais e outras infra-estruturas e instalações estarão de acordo com os padrões exigidos pela CAF para acolher, em agosto de 2025, um torneio de grande sucesso", referiu.
Sorteio do CHAN prossegue como previsto
Entretanto, o sorteio da oitava edição do torneio decorrerá como previsto esta quarta-feira, 15 de janeiro, em Nairobi, no Quénia.
"A CAF vai realizar o sorteio em Nairobi, na quarta-feira, 15 de janeiro de 2025, às 20:00, hora de Nairobi", refere o comunicado.
A data exata do torneio de agosto de 2025 no Quénia, Tanzânia e Uganda 2024 será anunciada oportunamente pela CAF", acrescenta o comunicado.
Entretanto, o governo queniano emitiu um comunicado confirmando a sua disponibilidade para o sorteio marcado para quarta-feira.
O secretário principal do desporto, o engenheiro Peter Tum, afirmou que todos os protocolos de segurança foram respeitados e que a entrada no recinto será feita exclusivamente por convite.
"Estamos preparados para acolher o sorteio amanhã (quarta-feira). Analisámos três áreas-chave, especificamente a gestão do evento, e vamos realizar um ensaio para garantir que tudo está em ordem antes de amanhã (quarta-feira)", disse Tum.
Espera-se que participem no sorteio o Ministro dos Desportos da Tanzânia, Damas Ndumbaro, e o seu homólogo do Uganda, Peter Ogwang. O Presidente do Quénia, Sua Excelência William Samoei Ruto, e o Presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Dr. Patrice Motsepe, serão os principais convidados do evento histórico.
O sorteio deverá ter lugar no KICC Tsavo Ballroom a partir das 20:00 e será transmitido a nível mundial.
O comunicado prossegue: "Foi pedido a todos os que desejem assistir ao sorteio que procurem obter acreditação para aceder ao local".
Entretanto, o diretor de segurança e proteção da CAF, Christian Emeruwa, sublinhou a importância de respeitar todas as medidas de segurança para evitar problemas de última hora.
"Se não tiverem convites, não estão autorizados a entrar no KICC. Isto é muito importante para garantir que não haja problemas no portão", disse Emeruwa.
O Comité Organizador Local (COL) do CHAN 2024 tem trabalhado sem parar para garantir que tudo esteja pronto para o sorteio.
O presidente do COL, Nicholas Musonye, destacou a importância do campeonato deste ano para o Quénia e a região.
"O CHAN é bom para o país (Quénia) e para a região. Peço a todos os quenianos que apoiem este evento, pois o nosso objetivo é fazer história no próximo mês", afirmou Musonye.
Musonye exortou todas as partes interessadas a abraçarem o evento e a torná-lo o mais vibrante possível. O sorteio de quarta-feira contará com a presença de três lendas do futebol da África Oriental: McDonald Mariga (Quénia), Mrisho Ngassa (Tanzânia) e Hassan Wasswa (Uganda).
No total, 19 equipas confirmaram a sua participação na edição deste ano, incluindo o Quénia, a Tanzânia, o Uganda (co-anfitrião), o Senegal (atual campeão), Marrocos (bicampeão), a Guiné, a Mauritânia, o Níger, a República Centro-Africana, o Burkina Faso, a República Democrática do Congo, a República do Congo, a Nigéria, o Sudão, Madagáscar, a Zâmbia e Angola.