Mais

Presidente do Quénia promete casas aos jogadores caso atinjam meias-finais da CHAN

O Presidente Ruto com o capitão do Quénia, Aboud Omar, durante a visita
O Presidente Ruto com o capitão do Quénia, Aboud Omar, durante a visitaState House Media

O Presidente do Quénia, William Ruto, aumentou os bónus de vitória da seleção nacional doss Quénia para 2 milhões de Ksh, a partir do último jogo do Grupo A do Taça Africana das Nações (CHAN) contra a Zâmbia, no Estádio Kasarani, no domingo. Torneio é disputado só com jogadores dos campeonatos locais.

No início da oitava edição do torneio na África Oriental, o Presidente Ruto prometeu aos jogadores do Harambee Stars 1 milhão de xelins por cada vitória e 500 mil xelins por cada empate. Além disso, a equipa poderia ganhar 60 milhões de xelins se chegasse aos quartos de final, 70 milhões de xelins se chegasse às meias-finais e uns impressionantes 600 milhões de xelins se conquistasse o título.

Ao visitar a equipa no hotel, na segunda-feira, 11 de agosto, após a vitória sobre Marrocos, bicampeão do CHAN, por 1-0, no terceiro jogo do torneio, o Presidente Ruto confirmou os valores revistos para os restantes jogos, incluindo o último confronto do grupo contra os Chipolopolo da Zâmbia.

"Já neste momento, tenho a vossa recompensa pela vitória de ontem contra Marrocos", disse Ruto sob os aplausos dos jogadores. "Foi um acordo muito claro, se ganharem, eu pago, por isso vim honrar a minha parte, ganharam contra Marrocos e estou aqui para pagar os vossos bónus.

O Presidente Ruto, o capitão Aboud Omar e o treinador do Harambee Stars, Benni McCarthy
O Presidente Ruto, o capitão Aboud Omar e o treinador do Harambee Stars, Benni McCarthyState House Media

"Agora, a caminho de domingo (contra a Zâmbia), quero que tenhamos um novo acordo. No domingo, o pacote será muito diferente. Se conseguirmos ganhar no domingo, cada jogador receberá 2,5 milhões de xelins, o que significa que, se ganharmos, nos qualificamos para os quartos de final".

O Chefe de Estado acrescentou: "Nos quartos de final, se ganharmos o jogo e chegarmos às meias-finais, além de 1 milhão de xelins, acrescentarei o que me têm pedido, uma unidade de habitação a preços acessíveis com dois quartos, num local à vossa escolha. Espero que seja muito claro, quero que estejamos a ler na mesma página".

Ruto acrescentou: "Se passarmos das meias-finais, vou melhorar a unidade de habitação acessível de dois para três quartos. Se chegarmos à final, não quero revelar o que vou oferecer aqui. Voltarei e sentar-nos-emos. Se ganharmos o troféu, teremos de nos reunir novamente, sentar-nos e chegar a um acordo, mas nessa altura cada um de vós já terá uma casa com três quartos quando chegar à final".

Os Harambee Stars estão de bom humor após a nova promessa de Ruto
Os Harambee Stars estão de bom humor após a nova promessa de RutoState House Media

Ruto então fez uma pergunta aos jogadores: "Temos um acordo?" Eles responderam em uníssono: sim.E concluiu: "Vocês cumprirão parte do vosso acordo, os adeptos cumprirão a sua parte do acordo e eu cumprirei a minha parte do acordo".

O Presidente Ruto considerou ainda que os recentes resultados das Harambee Stars no CHAN são uma prova do que a unidade pode alcançar para qualquer nação.

"A unidade sempre nos impulsionou para a frente. Nunca devemos permitir que a negatividade, o fracasso ou a dúvida nos impeçam de alcançar todo o nosso potencial. Se acreditarmos em nós próprios e não deixarmos que a divisão ou o ódio entrem na equação, o Quénia pode tornar-se a grande nação com que todos sonhamos. Os Harambee Stars são a prova do que a unidade pode alcançar. Uniram o país e todos nós estamos a testemunhar o sucesso que isso está a trazer à nação. Estamos convosco, rezando para que desta vez ganhemos o CHAN, porque está ao nosso alcance."

O triunfo sobre os Leões do Atlas, que se seguiu a uma vitória por 1-0 sobre a República Democrática do Congo e a um empate 1-1 com Angola, elevou o Quénia para sete pontos em três jogos e deixou-o a uma distância muito próxima de um lugar histórico nos quartos de final na sua estreia na competição.

A vitória do Quénia sobre Marrocos foi um dos maiores choques da história do CHAN, interrompendo a série invicta de 14 jogos de Marrocos no CHAN. A vitória sobre a Zâmbia no último jogo da fase de grupos colocaria a seleção queniana no primeiro lugar do grupo; até mesmo um empate poderia ser suficiente para avançar.

Dennis Mabuka
Dennis MabukaFlashscore News