Recorde as incidências da partida
O Marinhense entrou com o pé direito na nova edição do Campeonato de Portugal. A equipa da Marinha Grande venceu na deslocação a Peniche (0-1), em jogo da 1.ª jornada da Série C, mas, para memória futura, fica a devida menção a um único protagonista: Dedé. O avançado marcou o golo dos visitantes e impediu que a equipa da casa empatasse no último minuto dos descontos. Como? Ao defender… uma grande penalidade!
"Não tenho palavras para explicar, foi incrível, inacreditável. Não estava à espera de algo assim. Recebi muitas mensagens e este jogo causou um impacto enorme", começa por dizer Dedé, em declarações exclusivas ao Flashscore.
Do golo à baliza: "Os meus colegas dizem que tenho de ser o guarda-redes da semana"
Ainda estamos em agosto e esta promete ser uma das histórias da época 2025/26. O camisola 10 do Marinhense foi o escolhido para assumir o lugar de Framelin na baliza, depois de o guarda-redes camaronês ter recebido ordem de expulsão aos 90+9 minutos. O resto é história. E ninguém melhor do que Dedé para a contar.
"Eu estava a discutir com o árbitro, a dizer que não era penálti, e de repente o nosso guarda-redes foi expulso. Pensei: 'Quem vai para a baliza?' O mister chamou-me e perguntou: 'Dedé, já defendeste alguma vez?' Respondi: 'Não, mister, em jogo oficial, não.' Ele disse: 'Vais tu. Atira-te para o lado esquerdo. Como não és guarda-redes, ele vai bater para lá, porque é o lado mais confortável para ele.'", conta o avançado.
"Era uma responsabilidade grande e estava a tremer. Mas fui confiante, atirei-me para o lado que o mister indicou… e defendi a bola. Só pensei: o que é que eu fiz?", acrescenta, entre risos.
Depois de vestir, de forma improvável, a capa de herói do Marinhense, Dedé tem passado o day after do encontro a responder às inúmeras mensagens e telefonemas que tem recebido. Virou figura!
"Os meus colegas ficaram eufóricos comigo, foi festa, gritos, abraços. Dizem que sou feiticeiro (risos)", destaca.
"Nunca me tinha acontecido nada assim. Agora andam a dizer que sou guarda-redes e que vou ser o 'guarda-redes da semana' (distinção atribuída semanalmente pela página Campeonato das Oportunidades)", acrescenta.

Nova época, objetivos altos: "Tenho qualidade para chegar à Liga"
Depois de algumas temporadas na distrital da AF Algarve, Dedé estreou-se no Campeonato de Portugal, equivalente ao quarto escalão do futebol português, com as cores do Moncarapachense, de Olhão, antes de seguir para a Marinha Grande, onde espera dar o salto desejado para os campeonatos profissionais.
"Sinto-me mais preparado e confiante. Temos uma boa equipa e estamos a trabalhar bem. Acredito muito na minha equipa", defende o avançado cabo-verdiano.
A fasquia está bem alta: "Espero alcançar um nível alto, jogar como profissional... Quero estar lá em cima e sinto que tenho qualidade para chegar à Liga".
