Mais

Juventude de Évora inaugura novo estádio habilitado a receber jogos internacionais

Disponibilidade para acolher equipas do Mundial-2030
Disponibilidade para acolher equipas do Mundial-2030Juventude de Évora

O novo estádio do Juventude de Évora, que é inaugurado no sábado, passa a ser o primeiro do Alentejo habilitado a receber jogos internacionais homologados pela UEFA, revelou esta sexta-feira à agência Lusa o presidente do clube.

António Sousa, presidente do Juventude Sport Clube, de Évora, mostrou-se orgulhoso com a concretização do projeto e considerou que o novo estádio de futebol “vai catapultar o Alentejo”.

Este estádio já está na short list (lista restrita) de referência para o Campeonato Europeu feminino de 2029", num “processo que se está a desenvolver em paralelo com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF)”, adiantou.

Segundo o dirigente, a nova infraestrutura desportiva, com lotação para 3.000 pessoas, também está entre os locais que podem servir de “quartel-general” de uma seleção no Campeonato do Mundo de futebol a disputar em 2030, que será organizado por Portugal, Espanha e Marrocos.

Se houver outras infraestruturas que se podem construir, e devem, podemos ter aqui uma seleção, que, por exemplo, apanhará o seu avião no Aeroporto de Beja para fazer o seu jogo em Barcelona (Espanha) ou em Casablanca (Marrocos)", realçou.

O novo estádio “abre muitas possibilidades”, defendeu António Sousa, que revelou que, ainda este ano, a infraestrutura deverá receber “um jogo internacional”, sem adiantar mais detalhes.

O estádio, que adotou o nome do clube, foi financiado por uma cadeia de hipermercados e está situado na periferia da cidade, num terreno municipal com cerca de 20.000 metros quadrados, cedido em direito de superfície, após concurso público.

Nas declarações à Lusa, o presidente do Juventude de Évora indicou que o projeto está avaliado em “cerca de oito milhões de euros”, assinalando que, de outra forma, “seria impossível que se pudesse fazer algo semelhante”.

O estádio é uma das contrapartidas para a multinacional do retalho ficar, durante 50 anos, com o direito de superfície de 9.000 metros quadrados de terreno no antigo estádio do clube, que foi demolido e onde está a ser construído um supermercado.

De acordo com o dirigente, o novo estádio tem um relvado natural, uma bancada coberta com capacidade para 2.500 pessoas e outra descoberta para mais 500, quatro balneários, auditório, ginásio, sala de troféus do clube e restaurante.

Com esta estrutura, o tempo do clube de bairro, para bem de todos nós, tem que ficar um pouco para trás, mas não quero dizer que o convívio entre as pessoas e aquela sensação de comunidade desapareça. Vai continuar e vai-se reforçar”, sublinhou.

António Sousa explicou que a outra contrapartida do negócio envolve a construção do Parque Desportivo Sancho de Miranda, que está em curso, em parte do terreno do antigo estádio.

Este parque desportivo vai ter dois campos de futebol de 11 com relva sintética e outros dois pequenos campos, duas bancadas, um edifício com oito balneários, oficina, lavandaria, casas de banho e um segundo prédio com bar, secretaria e salas de reuniões.

O Juventude, cuja equipa principal de futebol milita no Campeonato de Portugal, inaugura o estádio com uma cerimónia que se realiza, no sábado, às 15:00, estando prevista a presença da ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.

A Câmara de Évora vai dispor de 212 horas de utilização por ano neste novo estádio, como contrapartida pela cedência do direito de superfície do terreno.