Comissão Coordenadora para Emergências no Futebol ratifica jogo da Seleção em Leiria

Pedro Proença visitou o Estádio Magalhães Pessoa na segunda-feira
Pedro Proença visitou o Estádio Magalhães Pessoa na segunda-feiraFPF

Realizou-se esta terça-feira a segunda reunião da Comissão Coordenadora para Emergências no Futebol, composta por FPF, Liga Portugal, Sindicato dos Jogadores, Associação Nacional de Treinadores de Futebol e Mesa do Plenário das Associações Distritais e Regionais.

No encontro foi ratificada a decisão de disputar no Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria, o último jogo de preparação da Seleção Nacional antes da viagem para o Campeonato do Mundo, assim como destinar parte da verba deste jogo para os clubes e associações mais afetadas pela calamidade.

A escolha de Leiria assume um forte significado simbólico, representando um gesto de proximidade, solidariedade e apoio para com a população leiriense, duramente fustigada pela catástrofe que atingiu o concelho nas últimas semanas.

Durante a reunião, Pedro Proença partilhou também as impressões recolhidas na visita realizada ontem a Leiria, acompanhado por uma comitiva da Federação Portuguesa de Futebol. No terreno, foi possível testemunhar, de forma direta, a verdadeira dimensão da tragédia.

A deslocação permitiu o contacto com diversas infraestruturas desportivas e outros espaços severamente destruídos pela tempestade, bem como observar o esforço coletivo e o espírito de entreajuda da comunidade local no processo de reconstrução.

O presidente da Câmara Municipal de Leiria relatou pessoalmente a Pedro Proença os acontecimentos vividos, as principais dificuldades enfrentadas ao longo das últimas duas semanas e as necessidades urgentes que continuam a marcar o quotidiano da população.

O presidente da FPF ouviu igualmente o presidente da Associação de Futebol de Leiria, que voltou a descrever o cenário devastador vivido por associações, clubes e milhares de atletas, com inúmeras atividades desportivas ainda suspensas.

A Federação Portuguesa de Futebol sublinhou que a monitorização da situação em Leiria e nas restantes zonas afetadas pela calamidade irá continuar, reforçando que o apoio da FPF será sempre uma prioridade para todos os clubes, associações e atletas que se encontram com as suas atividades desportivas afetadas.

Os elementos da Comissão Coordenadora para Emergências no Futebol reforçaram o compromisso de manutenção deste espírito de solidariedade, assumindo este momento de estreita cooperação como uma prioridade, não apenas dar resposta ao atual momento mas também em situações semelhantes que possam ocorrer no futuro.