Mais

Abel diz que futebol sul-americano é puro, enquanto jogadores europeus viraram empresas

Abel Ferreira analisou diferenças entre o futebol europeu e sul-americano, evidenciadas durante a disputa do Mundial
Abel Ferreira analisou diferenças entre o futebol europeu e sul-americano, evidenciadas durante a disputa do MundialCesar Greco/Palmeiras/by Canon
O treinador do Palmeiras, o português Abel Ferreira, apoiou as palavras de Pep Guardiola sobre a paixão que exala o futebol sul-americano. Um sentimento percetível no Mundial de Clubes, tanto por jogadores como pelos adeptos de clubes tradicionais do continente, como os brasileiros e argentinos.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Para o comandante português do Palmeiras, os sul-americanos conservam ainda um futebol puro, enquanto a Europa tornou-se um negócio, uma modalidade movida mais pelas questões comerciais, não só em relação ao clube, mas também aos atletas. 

Confira a tabela da Copa do Mundo de Clubes no Flashscore 

"No futebol sul-americano ainda se tem muita paixão, é um futebol puro. O prazer quando se faz um golo, toda gente a sorrir. No futebol europeu, como diz o Mourinho, os jogadores tornaram-se empresas. E depois começa a faltar essa pureza do futebol puro e duro como ainda tem muito aqui na América do Sul", declarou Abel Ferreira, em conferência de imprensa na véspera do duelo com o Inter Miami, da última jornada do Grupo A. 

"É bom ouvir alguém como o Guardiola falar dessa paixão, que nós sentimos e lutamos aqui no futebol sul-americano, seja o brasileiro, argentino, paraguaio, uruguaio, essa paixão que existe, essa verdadeira paixão. Eu não estou a dizer que lá (na Europa) não existe, mas é que em função do mundo global que nós vivemos, os jogadores de lá são mais empresas, daí o Guardiola dizer que a verdadeira paixão, o verdadeiro sentimento se nota mais aqui", acrescentou o técnico português. 

Abel tem sido um defensor ferrenho do futebol sul-americano. A passagem vitoriosa pelo Palmeiras fê-lo aprofundar nas dinâmicas e nuances do continente, conquistando duas Taças Libertadores no processo. 

Abel
Abel Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Frente aos jornalistas portugueses, que o têm seguido durante este Mundial de Clubes, o comandante, que deixou claro a iminência da renovação de contrato com o Palmeiras, vem destacando as virtudes do futebol brasileiro e a competitividade da liga nacional. 

Na madrugada desta terça-feira (02:00, em Lisboa), o Palmeiras, de Abel Ferreira, enfrenta os norte-americanos do Inter Miami, uma equipa latina na essência, com a presença de duas estrelas do futebol do continente, Lionel Messi e Luis Suárez. O confronto decidirá a classificação final do Grupo A. Caso empatem, os dois avançam à próxima fase e o FC Porto fica pelo caminho. 

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

_______________________________________________________________________________