O técnico português deu uma entrevista ao site da FIFA em que reconheceu que as hipóteses de o clube brasileiro vencer o Mundial de Clubes são reduzidas.
“É verdade que teremos 10% de hipótese de poder ganhar este Mundial, talvez? Pois bem, vamos lutar por estes 10% começando com nosso primeiro foco em passar a fase de grupos”, disse.
O Palmeiras ficou no mesmo grupo de Inter Miami, Al Ahly e FC Porto. Sobre o encontro com a equipa portuguesa, logo na primeira jornada do Campeonato do Mundo, o antigo treinador do SC Braga assumiu que será um duelo especial.
"Foi sorteio, não é? Para nós, enquanto Palmeiras, é o nosso adversário, é uma equipa que tem um histórico na Europa absurdo e em Portugal também de muitas glórias. E há esse facto: eu sou do norte (de Portugal), o FC Porto é norte, apesar de eu ter sido jogador e treinador do Sporting, que é mais no centro do país", lembrou.

"Há uma rivalidade muito grande entre norte e centro-sul, que é Lisboa. Mas, acima de tudo, o especial é por ser um clube português. Sei que é um adversário extremamente aguerrido e competitivo. Tem uma coisa que eu gosto muito que é jamais desistir, vai lutar sempre até o fim", acrescentou ainda o técnico do Verdão.
Por fim, Abel fez ainda uma análise ao atual momento do Palmeiras, que enfrentou uma pequena renovação do plantel em 2025, com a chegada de jogadores como Vitor Roque e Paulinho.
"Desde que a minha comissão técnica chegou ao clube, nós falamos muito em plano. As temporadas são ganhas quando tu planificas e começas a construir o plantel. Quando tens contigo aqueles jogadores que tu acreditas que te podem ajudar a estar mais próximo de competir e ganhar", afirmou.

"Acho que de certa forma, sim, este ano mexemos um pouquinho mais do que nos anos anteriores. Uns porque chegou o fim do ciclo, algo normal, é assim que acontece com todos nós. Outros porque vendemos. No início (da temporada), toda a gente estava um pouquinho preocupada, mas sabíamos o que estávamos a fazer. Sempre disse: 'Sabemos onde é que estamos, sabemos onde é que queremos chegar'”, concluiu.
O Palmeiras é 2.º classificado da Série A do Brasil, com 13 pontos, menos um do que o Flamengo, e vem da primeira derrota para o campeonato (0-1 frente ao Bahia).