Mais

Análise: O que faz o duelo entre Chelsea e LAFC tão interessante?

Enzo Maresca é o treinador do Chelsea
Enzo Maresca é o treinador do ChelseaALEX GRIMM / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP / Profimedia
Esta segunda-feira, o Los Angeles FC enfrenta o Chelsea, vencedor da Conferência da Liga Europa, numa partida intrigante no Estádio Mercedes-Benz.

Chelsea ainda é favorito para vencer na estreia

Com apenas duas semanas para se preparar para uma competição que pode ser desgastante e que acontece no meio da temporada nacional, Steve Cherundolo e o LAFC terão de se esforçar muito contra os Blues antes de enfrentarem os outros adversários do Grupo D, Esperance de Tunis e Flamengo.

Os londrinos chegam ao jogo como grandes favoritos, com Cole Palmer, do Chelsea , como o principal nome. Desde a sua estreia em 2023, apenas Mo Salah, do Liverpool, e Erling Haaland, do Manchester City, contribuíram com mais golos do que os 66 de Palmer (40 golos e 26 assistências).

Embora a segunda metade da época 2024/25 não tenha sido a melhor para o internacional inglês - apenas três golos no ano civil e apenas um depois de 14 de janeiro (bem como duas assistências) - Palmer brilhou na final da Liga Europa Conferência, onde se tornou o primeiro jogador a fazer duas assistências numa final europeia por um clube inglês desde Juan Mata (pelo Chelsea) em 2013.

A qualidade não está em causa, mas ele ainda tem um ponto a provar a todos os cépticos neste torneio.

Cole Palmer não é a única ameaça do Chelsea

Se o LAFC se concentrar demasiado na influência de Palmer no jogo, arrisca-se a ser ultrapassado por jogadores como Pedro Neto, Noni Madueke, Nicolas Jackson, etc.

Mesmo que a equipa de Enzo Maresca ainda possa aspirar a outros níveis, o Chelsea já mostrou em várias ocasiões na época passada que é uma equipa difícil de manobrar sob o comando do italiano.

Chelsea treina antes da final da Liga da Conferência da UEFA
Chelsea treina antes da final da Liga da Conferência da UEFAČTK / imago sportfotodienst / Maciej Rogowski

Nos últimos oito jogos em todas as competições, por exemplo, apenas o Newcastle conseguiu marcar mais do que um golo contra si, e o Chelsea manteve os adversários afastados em 10 dos seus últimos 18 jogos.

Moises Caicedo recuperou a bola nada menos que 229 vezes, o maior número entre todos os jogadores da Premier League. Se o clube da MLS quiser progredir no jogo, terá a difícil tarefa de tentar isolar o equatoriano, ou simplesmente combater fogo com fogo, o que não é tarefa fácil, como muitos médios da Premier League podem testemunhar.

Giroud tem mais uma oportunidade

Olivier Giroud certamente agradecerá a oportunidade de apagar alguns fantasmas do passado nesta partida.

O francês, que vestiu as cores dos Blues de 2018 a 2021 e sempre teve um olho para o golo na carreira, nunca conseguiu marcar contra o emblema de Stamford Bridge. De facto, em 16 jogos contra o Chelsea, marcou apenas uma vez, em fevereiro de 2017 no Arsenal, e os londrinos continuam sendo a única equipa que ele enfrentou pelo menos 10 vezes sem marcar dois golos ou mais.

Em Denis Bouanga, o LAFC tem outro jogador com um pedigree europeu, que já marcou um golo esta época. Os seus oito golos (mais quatro assistências) em 15 jogos fazem dele um jogador a ter em conta. Com 27 golos em todas as competições na época passada, o Chelsea ignora-o por sua conta e risco.

O antigo guarda-redes do Tottenham , Hugo Lloris, tem a oportunidade de renovar uma velha rivalidade. Nada agradará mais ao campeão mundial francês do que vencer um clube contra o qual já jogou muitas vezes na carreira.

Maresca terá a oportunidade de se testar contra alguns dos melhores clubes do mundo se se qualificar para os oitavos de final.

Se uma equipa que ainda está a emergir tem recursos para chegar à final e conquistar o troféu é uma questão em aberto, mas é claro que terá uma oportunidade tão boa como qualquer outra nesta fase.

Para o LAFC, passar da fase de grupos trará alguma recompensa financeira, mas com jogos contra Vancouver, Austin, Colorado e FC Dallas devem ser o verdadeiro foco.

A MLS continua a ser o pão e a manteiga da equipa, e o facto de já estarem a nove pontos do topo da Conferência Oeste é razão suficiente para não ficarem demasiado desiludidos com uma saída precoce do Campeonato do Mundo.

Do ponto de vista da FIFA, um espetáculo como o do PSG contra o Atlético seria muito melhor do que a goleada de 10-0 do Bayern de Munique sobre o Auckland City, uma vez que este tipo de jogo unilateral não dá qualquer credibilidade ao Campeonato do Mundo de Clubes.

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

______________________________________________________________________________

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore